Universidades e qualificação profissional abrem portas para os jovens

O Brasil governado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e seus aliados, nos últimos 12 anos, viu milhões de jovens brasileiros conquistarem vagas nas universidades e terem oportunidades de formação técnica e profissional. De 2003 para cá, o Governo Federal se tornou parceiro da juventude, proporcionando-lhe Educação, Saúde e mais oportunidades no mercado de trabalho.
 
Os investimentos feitos durante os governos do PT em Educação passaram de R$ 18 bilhões, em 2002, para R$ 112 bilhões, em 2014, um crescimento real de 223%. A rede federal de escolas técnicas foi ampliada. Em quase 100 anos, de 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas em todo o País. E em apenas 12 anos, 422 escolas técnicas, que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, passaram a atender milhares de estudantes. Atualmente, há 562 escolas técnicas profissionalizantes, localizadas em 507 municípios.
 
A esse esforço de expansão da rede federal de escolas técnicas, soma-se o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado no Governo Dilma. São 864 tipos de cursos (220 técnicos e 644 de formação inicial e continuada) oferecidos em escolas técnicas federais e nas unidades do Senai, Senac, Senar e Senat.
 
No Pronatec, os cursos profissionalizantes possibilitam aos jovens entrarem mais rapidamente no mercado de trabalho, que tem alta demanda por profissionais qualificados. Até o fim de 2014, o atual governo terá criado oito milhões de vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional.
 
Mais oportunidade de ensino
 
Nos últimos 12 anos, o número de matrículas nas universidades brasileiras dobrou, passando de 3,7 milhões para sete milhões. Foram criadas 18 universidades federais e 173 extensões universitárias, além da abertura de 121 cursos de Medicina.
 
O maior programa de inclusão universitária do País, que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior a alunos que não podem custear sua formação é um projeto de Rubens Otoni. O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2005 e já beneficiou, desde sua criação, mais de 1,2 milhão de estudantes.
 
Garantia educacional
 
Desde 2010, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) reduziu os juros para 3,4% ao ano, aumentando o prazo de carência para 18 meses, contados a partir da conclusão do curso, e ampliando o prazo de quitação. Em três anos, o número de alunos beneficiados pelo Fies aumentou mais de dez vezes e, em 2013, chegou a 893 mil – 80% deles vindos de famílias com renda menor que um salário mínimo e meio por pessoa.
 

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos