Segurança do eleitor impossibilita votação pela internet

Muitos eleitores se perguntam por que não é possível votar pela internet, uma vez que a rede mundial de computadores está cada dia mais avançada. Como seu alcance atinge milhões de pessoas, argumenta-se que não seria necessário sair de casa para escolher os representantes políticos.
 
Essa impossibilidade não está relacionada às condições tecnológicas, de acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas sim à segurança do próprio eleitor, garantida pelo artigo 14 da Constituição Federal. Essa norma, que prevê o voto secreto como um direito do cidadão brasileiro, evita que o eleitor seja coagido a votar em determinando candidato, já que as cabines de votação comportam apenas uma pessoa por vez.
 
Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral tem a opção de exercer sua cidadania por meio do voto em trânsito. Para isso, o eleitor deve comparecer a qualquer cartório eleitoral até amanhã, 21, e informar o local onde estará no dia 5 de outubro. Assim, pode eleger seu candidato a Presidente da República em uma das 92 cidades aptas a receber votantes em trânsito. Em Goiás, os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis terão esse tipo de seção eleitoral. 
 
Com Informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
 
Assessoria de Comunicação
assessoria.imprensa@rubensotoni.com
(62) 3092-1013 / 3701-0619

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos