Notícias

Rubens Otoni critica proposta de extinguir municípios em entrevista à Rádio Difusora: “Totalmente absurda”

Em entrevista à Rádio Difusora de Goiânia, nesta quarta-feira (20), o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) criticou a Proposta de Emenda Constitucional, enviada ao congresso pelo governo Bolsonaro, que estabelece a extinção dos municípios com até cinco mil habitantes e que não possua 10% da receita em arrecadação própria. Na opinião de Rubens a proposta é totalmente equivocada e não ajuda os pequenos municípios que se tornarão povoados, além de prejudicar também os grandes, que terão que cuidar das demandas dos que forem extintos. “Qual grande município que vai querer incorporar este município que o governo federal já disse ser inviável?”, questiona.

O deputado afirmou que apesar de ser uma proposta totalmente absurda, ela pode ser aprovada pelo Congresso. “Aqui na Câmara o que temos percebido é que tudo é possível, porque realmente estamos em uma legislatura onde há um desconhecimento total do país, por isso o debate fica muito raso. Precisamos ficar atentos, para mostrar que esta proposta é prejudicial para todos os municípios”, explica. Rubens Otoni defende que é preciso discutir o pacto federativo e criar condições para que os recursos gerados nos municípios fiquem nos municípios.

Confira a entrevista na íntegra, onde Rubens também falou sobre a libertação do ex-presidente Lula, depois de 580 dias preso em Curitiba, eleições municipais, a organização do PT em Goiás para as eleições de 2020 e muito mais.