Roteiro goiano do revezamento da Tocha Olímpica

Brasília recebe uma visitante ilustre nesta terça-feira (3). Vinda da Europa, após percorrer a Grécia e cidades da Suíça, a tocha olímpica desembarcou na capital federal.

O símbolo foi conduzido até o Palácio do Planalto, onde foi iniciado o revezamento. A chama desceu a rampa do palácio carregada pela primeira condutora, a bicampeã olímpica (Pequim 2008 e Londres 2012) e capitã da seleção brasileira de voleibol, Fabiana Claudino, após cerimônia com a presidenta Dilma Rousseff.

No total, a chama percorrerá 105 quilômetros de um percurso que passará por cinco regiões administrativas e mais de 15 pontos turísticos do Distrito Federal. No trajeto de 40 quilômetros, a tocha será carregada por 143 condutores.

Já na quarta-feira (4), ela segue viagem em solo goiano: Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Anápolis. No dia 5, passa por Itaberaí, cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia. Sexta-feira (6) é a vez de Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. Antes de ir para Minas Gerais, o revezamento passa por Pires do Rio, Ipameri e Goiandira no dia 7.

Em Goiânia serão 97 condutores, trocados a cada 200 metros. Participam personalidades, alunos, atletas e civis sorteados em ações promocionais dos patrocinadores. O revezamento na capital goiana começa pela Praça do Trabalhador, em frente à Câmara Municipal. O percurso deve demorar cerca de três horas e visita tradicionais pontos, como os parques Mutirama, Vaca Brava e Areião.

Para o Deputado Federal Rubens Otoni que irá acompanhar a chama olímpica nos municípios em Goiás, essa é uma das oportunidades de difundir a importância da prática esportiva em todo o País. “Vamos aproveitar a passagem da tocha para fazer uma ampla divulgação e estimular a prática esportiva”, disse.

Durante a rota no Brasil, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, além de voar 10 mil milhas pelo país. O símbolo olímpico vai passar por 83 municípios escolhidos como "cidade celebração": em cada um desses locais, haverá um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. As 27 capitais estão incluídas.

A Tocha Olímpica viajará por cerca de 300 cidades brasileiras. O destino final é o Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, quando ocorre a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016. Os jogos vão até o dia 21 de agosto. Já as Paralimpíadas serão de 7 a 18 de setembro.

A Tocha Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade entre os povos, e sua condução tem por objetivo levar a mensagem olímpica, de promoção da paz em lugar de conflitos. Tradicionalmente, o nome da última pessoa a levar a tocha até a Pira Olímpica na cerimônia de abertura no Maracanã, no Rio de Janeiro, é mantido em segredo. Em geral, a pessoa escolhida é alguma celebridade esportiva do país anfitrião. O Fogo Olímpico queimará na pira até o encerramento dos Jogos Olímpicos, quando será então apagado.

Confira a lista completa das cidades goianas:
04/05/2016 – GO – Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Anápolis
05/05/2016 – GO – Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas, Goiânia
06/05/2016 – GO – Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos, Caldas Novas
07/05/2016 – GO – Pires do Rio, Ipameri, Goiandira

 

Comunicação Deputado Federal Rubens Otoni 

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos