Conhecido internacionalmente como o partido que revolucionou a política brasileira, o Partido dos Trabalhadores celebrou, na sexta-feira (10), 37 anos de dedicação e compromisso com o povo brasileiro. O PT deixou como legado ao Brasil um modelo de gestão administrativa transparente, inclusiva e com justiça social. Ao longo dos seus 37 anos, ele se qualificou como principal partido de esquerda do País. Fez avançar a democracia e, nos 13 anos em que esteve na Presidência da República, promoveu mudanças na sociedade brasileira ao dar voz àqueles que sempre foram excluídos e ao dar cidadania a milhões de brasileiros que nunca foram prioridades para governantes que comandaram o País nos mais de 100 anos de República.
Na avaliação de parlamentares da Bancada do PT, quando se faz um balanço de erros e acertos da legenda, o partido acumula vitórias e deixa legados importantes para a história brasileira. Veja na íntegra a mensagem do Deputado Rubens Otoni para o aniversário de 37 anos do partido:
"O Partido dos Trabalhadores nasceu no dia 10 de fevereiro de 1980. Tenho orgulho de dizer que estou nele desde o primeiro dia. Nestes 37 anos de caminhada vivi de tudo, um pouco. Momentos de alegria mas também de tristeza. Momentos de euforia, outros de desânimo. Construímos vitórias memoráveis mas também sofremos derrotas. Nesta trajetória de experiência maravilhosa e única, nunca nos colocamos como dono da verdade mas lutamos sempre para que ela prevalecesse. Entre erros e acertos não tenho dúvida que acertamos muito mais do que erramos. Abrimos caminho para a inclusão de milhares e milhares de lideranças na atividade política, mostrando que política pode ser feita de maneira séria, honesta e competente.
Que política pode ser feita baseada na ética, no compromisso social, na defesa dos direitos da cidadania. Nossos tropeços não nos diminuem. Ao contrário,nos mostra que somos um partido feito de gente,sujeito a erros e limitações mas com um vocação histórica maravilhosa: abrir caminho para uma sociedade transformada, onde impere a paz e a justiça social, onde a igualdade de oportunidades no exercício da cidadania seja uma realidade. Esta é a semente que somos desafiados a espalhar.
Parabéns PT! Parabéns à nossa querida militância! Estamos apenas começando".