Primeiras locomotivas da Ferrovia Norte-Sul chegam à Anápolis

Já está em Anápolis, a primeira de um conjunto de quatro locomotivas que iniciarão, nos próximos dias, as operações na Ferrovia Norte-Sul. Nesta quarta-feira (18), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) liberou a operação comercial da Norte-Sul de Anápolis a Gurupi, trecho de aproximadamente 500 quilômetros. 
 
“Esta notícia vem em muito boa hora. A Norte-Sul vai revolucionar a logística de transportes no Brasil e é um sinal claro de que o Governo Federal está comprometido com o desenvolvimento do País. Para Goiás, além da facilitação do escoamento da produção, o transporte trará  geração de empregos e renda para a população goiana”, destaca o deputado federal Rubens Otoni, com a chegada da primeira locomotiva em Anápolis.
 
As outras três locomotivas estão a caminho, pela BR 040, vindas da fábrica da Caterpillar em Sete Lagoas (MG), onde as 18 máquinas que vão operar na Ferrovia na Norte-Sul vêm sendo montadas. De acordo com a Valec, responsável pela ferrovia, dois outros lotes de quatro máquinas cada um estão sendo preparados para ser transportados. O restante ainda está na fase de montagem. A previsão da Valec é que as quatro máquinas estejam em Anápolis até o dia 20 deste mês.
 
Valec
 
A previsão da empresa responsável é que as quatro locomotivas saiam de Anápolis com destino a Palmas e em seguida Imperatriz (MA), dia 23 deste mês. Na cidade maranhense, as máquinas receberão equipamentos de bordo para começar a operação. De acordo a Valec, no primeiro contrato ela venderá a capacidade de carga da ferrovia para várias empresas interessadas em usar os trilhos. 
 
Segundo o diretor de operações da Valec, Bento José de Lima, inicialmente as máquinas transportarão cargas leves e por isso não circularão 24 horas por dia. Ele informou ainda que a máquina, com carga leve, como vai ser nesta fase inicial, tem autonomia de combustível para uma viagem de ida e volta entre Palmas até Anápolis. “Mas assim que as operações incluírem cargas pesadas, haverá a necessidade de reabastecimento e ele será feito em Anápolis através de caminhão tanque”, detalhou o diretor.
 
Ele explicou que a velocidade máxima do trem será de 80 quilômetros por hora, mas que nesta primeira fase ela não passará de 60 quilômetros, com uma velocidade média de apenas 40 quilômetros por hora. A manutenção das máquinas, de acordo com Bento José de Lima, será de responsabilidade da operadora ferroviária, mas a manutenção da via será da Valec, que terceirizou o serviço para a empresa Torque Sul Comércio e Manutenção.
 
Fonte: O Popular / Estadão
 

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