Notícias

Planetário de Anápolis oferece curso rápido de Astronomia

O Planetário Digital de Anápolis atrai anualmente mais de 60 mil visitantes. São muitas as programações relacionadas à astronomia que contribuem para a formação educacional da população. Para ampliar esses serviços, a unidade oferece o Curso de Introdução à Astronomia, todas as terças e quintas, das 19 às 21 horas.

Os visitantes tem a oportunidade de aprender o movimento da lua, das marés, estações do ano e outros conhecimentos que influenciam no dia a dia das pessoas. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (62) 3902-2728 ou no balcão do Planetário. A capacitação será oferecida durante todo o ano. 

Planetário Digital

Inaugurado há dois anos, o espaço recebeu mais de 60 mil visitantes em 2015 e segue recebendo um número grande de pessoas. Com cerca de 1.200 m² de área construída, o Planetário Digital de Anápolis conta com três espaços. O primeiro é o Planetário Digital – Espaço Imersivo Multidisciplinar onde são realizadas as projeções digitais fulldome e conta com uma cúpula em formato hemisférico de 10 metros de diâmetro com capacidade de acomodar até 70 pessoas em confortáveis poltronas em um espaço que possibilita a apresentação dos mais diversos espetáculos visuais.

O segundo ambiente é o Observatório Astronômico onde é possível fazer observações dos corpos celestes por meio de um conjunto de quatro telescópios. O contato direto com os astros permite que as pessoas aprendam mais sobre a dimensão no espaço e sua importância para o planeta Terra.

O Planetário também conta com o Espaço de Ciências Afins, com duas salas, onde é possível realizar uma interação e desenvolvimento de atividades de ciências e tecnologia, e promover o conhecimento e educação em salas exclusivas para crianças, com vários modelos pedagógicos para aprenderem de forma lúdica. Nesta parte do planetário são realizadas também oficinas para jovens nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Astronomia e ainda mostra de filmes e vídeos educacionais e científicos, realizados com caráter multidisciplinar de forma diferenciada e dinâmica.

 

Comunicação Deputado Federal Rubens Otoni