Pesquisa do Instituto Ipsos mostra que 95% dos brasileiros acham que o país está no rumo errado. Foi o pior resultado da série histórica, iniciada em 2005.
Além disso, a desaprovação do governo golpista subiu ainda mais: 84% dos brasileiros acham governo de Michel Temer (PMDB) ruim ou péssimo, ante 80% divulgado em maio. A aprovação (bom e ótimo) é de apenas 2% – menor que a margem de erro de 3 pontos percentuais. A aprovação regular ficou em 12%.
A pesquisa analisou a atuação de 32 personalidades públicas e políticos. No ranking “Barômetro Político”, o presidente Michel Temer é o nome mais mal avaliado (93%), seguido por Eduardo Cunha (92%), Aécio Neves (91%) e Renan Calheiros (84%).
Realizada entre os dias 1 e 13 de junho, a pesquisa Ipsos contou com 1200 entrevistas presenciais em 72 municípios brasileiros. A margem de erro é de 3%. Vale lembrar que o levantamento foi feito antes do anúncio documento do imposto promovido pelo governo golpista de Temer.
Outro indicador que mostra a desesperança do brasileiro é o índice de confiança do consumidor. Desde a entrada do governo golpista, esse número tem despencado, alcançando 68 pontos (abaixo de 100, indica pessimismo).