Otoni participa de lançamento de Frente em apoio ao Entorno do DF

Foi lançada nesta quinta-feira (2), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista pela Defesa, Apoio e Fortalecimento da Região Integrada do Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, a FPRIDE. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os vinte e dois municípios goianos e mineiros que compõem o entorno do Distrito Federal já contam com mais de um milhão de habitantes.
 
Devido ao rápido crescimento dessa população, os serviços públicos de educação e saúde acabam ficando prejudicados. Além disso, muitos trabalhadores não encontram serviço na própria cidade e precisam viajar diariamente para outras cidades da região ou do próprio Distrito federal para conseguirem seu sustento.
 
Zona franca
 
O deputado Rubens Otoni participou do lançamento e diz que a intenção do grupo é discutir, defender e propor mudanças para o desenvolvimento da região, principalmente nas áreas de saúde, educação, transporte, segurança, trabalho, economia e assistência social. "Tenho todo interesse de continuar ajudando o Entorno do Distrito Federal com recursos e projetos que realmente façam a diferença na vida das pessoas", pontuou Otoni.
 
Entre as ações propostas pela frente, Rogério Rosso defendeu a criação da Zona Franca do Entorno. “Nós apresentamos uma proposta de emenda à Constituição (PEC 46/15) que cria uma área de desenvolvimento e de atração de empresas nos mesmos níveis de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (AM). Nós acreditamos que, com a geração de empregos e investimentos nessa região, vamos poder desenvolver essas cidades da forma como nós sonhamos."
 
Goiás x DF
 
A prefeita de Valparaíso de Goiás-GO, Lucimar Nascimento (PT), ressaltou que, historicamente, desde a fundação de Brasília, nunca houve um olhar cuidadoso em relação ao entorno do Distrito Federal. Segundo ela, o governo de Goiás sempre empurrou a questão para o DF, que fazia e mesma coisa e devolvia o problema para o estado vizinho.
 
Lucimar Nascimento espera, porém, que com a criação da frente parlamentar, ao menos se discuta os problemas enfrentados por essas cidades: "Pelo menos é um espaço de debate, um novo passo dado no sentido de discutir a região. Acho que só isso já pode ser considerado um avanço. Para nós que estamos há muitos anos nessa batalha para desenvolver nossa região, eu acho que a frente parlamentar para discutir nossos problemas e nossas potencialidades é uma criação muito positiva. Nós queremos construir, queremos colaborar e acredito, sim, que teremos sucesso".
 
 
Fonte: Câmara dos Deputados

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos