Otoni participa de etapa Centro-Oeste do Fórum Dialoga Brasil

O deputado federal, Rubens Otoni, participou na tarde desta terça-feira, 02, da etapa Centro-Oeste do Fórum Dialoga Brasil Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 ao lado do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rosetto no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Também estiveram presentes várias lideranças políticas estaduais.

O Fórum é uma iniciativa do Governo Federal que estabelece debates com a sociedade para a elaboração do Plano Plurianual 2016-2019, instrumento de planejamento que define desafios e compromissos do governo federal para os próximos quatro anos.

Otoni apontou a participação social como fundamental para definir propostas que mantenham o país na rota de crescimento e inclusão social. "Este projeto nacional, o PPA participativo, qualifica e avança a nossa democracia. O Governo Federal quer que os brasileiros se sintam parte ativa no planejamento do país".

O ministro Miguel Rossetto destacou que a diversidade de opiniões fortalece a democracia e a sociedade que se move em busca de seus direitos. "O esforço de planejamento dos últimos anos reduziu em 65% a pobreza extrema no Centro-Oeste e foram criados 1,9 milhão de novos postos de trabalho desde o último PPA. Hoje aqui estamos pensando o futuro do nosso país", afirmou.

 

Cronograma

Até o dia 11 de junho, as etapas do Fórum percorrerão seis capitais brasileiras para ampliar o diálogo com a sociedade. O evento contará com representantes de conselhos de políticas públicas, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, empresariais e sindicais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais foram os primeiros estados a receber o fórum. As próximas cidades que vão sediar o encontro são Belém e Fortaleza.


Os três eixos estratégicos do PPA 2016-2019 partem do lema do governo federal – “Brasil, Pátria Educadora. São eles: 1. Acesso universal à educação de qualidade para garantir e ampliar as capacidades da população; 2. Inclusão social para além da renda, com melhor distribuição das oportunidades de acesso a bens e serviços públicos com foco na qualidade; 3. Ampliação da produtividade e da competitividade da economia, com fundamentos macroeconômicos sólidos e ênfase nos investimentos públicos e privados, especialmente em infraestrutura.

No dias 28 e 29 de julho, haverá o fórum interconselhos, fase em que será apresentada a minuta do PPA. Este documento que consolida todas as sugestões às propostas prioritárias para o Plano Plurianual dos próximos quatro anos está previsto para ser entregue, em agosto, ao Congresso Nacional pela presidenta Dilma Rousseff.

 

Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos