Otoni e ministro dos Transportes vistoriam operação da Norte-Sul

Acompanhado do deputado federal Rubens Otoni, do prefeito de Anápolis João Gomes e de demais autoridades do Estado, o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, esteve na manhã desta sexta-feira (06) vistoriando as ações da iniciativa privada para a entrada em operação do transporte de carga no trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Anápolis (GO) e Palmas (TO). “Essa obra terá uma importância direta para o desenvolvimento da agricultura da região. Com extensão de 855 quilômetros, o trecho é estratégico para o Centro-Oeste, já que grande parte da produção agrícola escoada atualmente pelas rodovias poderá ser transportada pela Norte-Sul”, disse.

Para Otoni, a presença do ministro Antônio Carlos reforça a o interesse que o Governo Federal tem na ferrovia, hoje uma realidade para os brasileiros. "Os governos Lula e Dilma, após 27 anos, retomaram essa obra que é a coluna vertebral do Brasil, é a ferrovia das ferrovias, que corta o Brasil de norte à sul. Seu funcionamento traz distribuição de riquezas e desenvolvimento às regiões", pontua.

A expectativa da Valec é realizar, nos próximos dias, o primeiro carregamento de farelo de soja no Pátio de Anápolis. A carga, da indústria Granol, seguirá com destino ao Porto de Itaqui (MA). Durante sua visita, o ministro conheceu a infraestrutura desenvolvida pela empresa com destaque para a tulha – equipamento que permite o carregamento dos vagões da ferrovia com o farelo de soja. A Granol atua no setor de agronegócio e vai utilizar a ferrovia como opção logística para escoamento de sua produção.

 

A operação do trecho marcará o início do modelo de livre acesso à infraestrutura ferroviária (open access). O segmento ferroviário (Anápolis-Palmas) é o primeiro a operar sob o novo modelo, que permite a utilização da ferrovia por diversos transportadores ferroviários, devidamente autorizados por critérios transparentes, não discriminatórios e isonômicos, se forem cumpridas condições técnicas e operacionais. A estatal também irá realizar atividades como o planejamento operacional, a manutenção do trecho e o controle de tráfego da via férrea.

 

Pátio Intermodal – Ao lado do ministro Antônio Carlos, Otoni visitou ainda o Pátio Intermodal de Anápolis, onde seis linhas férreas paralelas percorrem 3.760 metros de extensão. Dentre as cargas movimentadas, estão aquelas que seguirão sentido importação (Palmas-Anápolis), acelerando a entrega de produtos e matérias-primas nos estados de Goiás e Tocantins, e aquelas que seguirão sentido exportação (Anápolis-Palmas), descongestionando os portos de Santos e Vitória.

 

Acesse mais fotos em nosso Flickr.

 

Fonte: Ministério dos Transportes com Publica Marketing Digital

Foto: Secom / Prefeitura de Anápolis

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos