“O PT dá exemplo para os demais partidos”, diz Otoni

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, declarou que o partido não receberá financiamento empresarial em suas campanhas políticas. A partir de agora, o financiamento acontecerá exclusivamente por meio de doações de pessoas físicas. A afirmação foi dada em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (17), após reunião do Diretório Nacional, em São Paulo. A decisão será submetida a referendo durante o 5º Congresso Nacional do PT, previsto para acontecer em junho, em Salvador (BA).

O deputado federal, Rubens  Otoni, aplaudiu a iniciativa de Falcão, entendendo que essa atitude do Partido dos Trabalhadores serve de exemplo para os demais partidos brasileiros. "O País vive uma oportunidade histórica para aprovar uma urgente reforma política, que proíba o financiamento empresarial de campanha. Estou trabalhando muito na Câmara dos Deputados para que isso aconteça verdadeiramente", destaca Otoni.

Segundo Falcão, o partido elabora um mecanismo transparente para receber as doações da sociedade. O objetivo é criar uma ferramenta eletrônica onde o cidadão possa colaborar financeiramente com o PT. Os valores das contribuições deverão variar entre R$ 15 e R$ 1 mil.

Apesar dos membros da Executiva aprovarem o modelo, o projeto precisa ser aprovado durante o 5 Congresso Nacional do PT, que acontecerá entre o dias 11 e 14 de junho, em Salvador. De acordo com o presidente do PT, Rui Falcao, os diretórios nacional, estaduais e municipais não receberão mais as doações.

“A decisão é um gesto do partido para lutar pela mudança na lei de doações”, disse Falcão.

Texto: Agência PT de Noticias

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos