Nas redes sociais e nas ruas, povo se mobiliza contra golpe

A internet contabilizou 2,255 milhões de postagens no Twitter e no Instagram sobre impeachment de Dilma Rousseff, no domingo (17). A maioria absoluta dos posts, no entanto, foram feitos em apoio à presidenta, e contra a aprovação do  processo que pede o seu impeachment.

Segundo levantamento publicado no jornal Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira (18), 77% dos posts foram favoráveis à continuidade do governo Dilma.

Ainda de acordo com a matéria, Fabio Malini, analista de redes sociais, já havia detectado um maior fluxo de mensagens em apoio à Dilma nas redes sociais. Malini afirma que, desde o dia 18 de março, o movimento que tomou as ruas do país e a hashtag #contraogolpe também se refletiu na internet, numa virada vermelha das redes.

No domingo, dia da aprovação do impeachment da presidenta, a hashtag utilizada para reforçar o apoio à Dilma e o repúdio ao golpe foi a #respeiteasurnas. Além das mobilizações nas redes, milhares de pessoas ocuparam pontos estratégicos em todo o país, como a Esplanada dos Ministérios em Brasília, o vale do Anhangabaú em São Paulo e a praia de Copacabana no Rio de Janeiro, onde ao menos 50 mil pessoas se reuniram para defender o mandato democrático de Dilma.

Rejeição

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira (18) aponta que um possível governo do vice-presidente Michel Temer (PMDB) é rejeitado tanto por manifestantes contrários e quanto pelos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Comunicação Deputado Federal Rubens Otoni   

 

 

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos