Notícias

Eleitores de 26 municípios goianos votarão por meio sistema biométrico

No próximo dia 5, em todo o Brasil, os eleitores vão escolher o novo Presidente da República, com seu respectivo Vice-Presidente. Na mesma data, serão escolhidos Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senadores, Governadores, com seus Vices. 
 
A Justiça Eleitoral Brasileira, com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e mais seguro, vem, gradativamente, implementando a biometria, com o cadastro das impressões digitais dos eleitores. Esse sistema impede que uma pessoa tente se passar por outra na hora de votar.
 
Lançado em 2008, o recadastramento biométrico já alcançou 23.851.673 eleitores em todo o Brasil, de um total de 142.822.046 votantes. Em Goiás, há 4.331.733 cidadãos aptos a votar, dentre os quais 1.779.314 (41 % do eleitorado) por meio de identificação biométrica.    
 
Nas Eleições 2014, 26 municípios goianos identificarão seus votantes pelo sistema biométrico. São eles: Goiânia, Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Brazabrantes, Caldazinha, Campestre de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Corumbá de Goiás, Cocalzinho, Damolândia, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade. 
 
Zonas eleitorais 
 
Goiás possui 130 zonas eleitorais, 14.165 seções Eleitorais, com 13.145 mesas receptoras de votos. As zonas eleitorais representam as circunscrições eleitorais, que podem ou não coincidir com os espaços territoriais dos municípios. Algumas abrangem mais de um município, assim como há outros que possuem mais de uma zona Eleitoral.
 
Já as seções eleitorais são os locais onde funcionam as mesas receptoras de votos, composta de mesários nomeados pelos Juízes Eleitorais. É nesses espaços que os eleitores serão recepcionados para votarem e também é onde serão instaladas as urnas eletrônicas, equipamentos que registram os votos. Este ano, Goiás terá 16.065 urnas eletrônicas, das quais 6.235 são biométricas e 2.920 são urnas de contingência (reserva).  
 
Com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO)
 
Assessoria de Comunicação
assessoria.imprensa@rubensotoni.com
(62) 3092-1013 / 3701-0619