Deputado participa de entrega de terra para famílias quilombolas

Ao lado do Superintendente do Incra em Goiás, Jorge Tadeu, o Deputado Federal Rubens Otoni esteve na terça-feira, 1º, no ato oficial de entrega de de imissão na posse do imóvel rural Bocaina do Passa Três/ Canoas, localizado nos municípios de Barro Alto e Santa Rita do Novo Destino, microrregião de Ceres, para a comunidade Quilombola Tomás Cardoso.

Na ocasião, foi entregue o Contrato de Concessão de Direito Real de Uso Coletivo (CDRU) a 41 famílias quilombolas. O superintendente do Incra/GO, Jorge Jatobá Correia, explicou que essa foi a primeira regularização de um território quilombola da Superintendência Regional de Goiás. “Atualmente, há 13 processos de regularização em andamento”, complementa.

Para o Deputado Federal Rubens Otoni, essa é mais uma conquista da política social do Governo Federal, que começou com o ex-presidente Lula e continua com a presidenta Dilma Rousseff.

Também compareceram na atividade o prefeito petista de Barro Alto, Geraldo Martins e os prefeitos de Goianésia e Sta. Rita do Novo Destino, Jalles Fontoura e Fábio Cardoso, respectivamente.

Justiça histórica

A comunidade tem o nome de Tomás Cardoso em homenagem ao patriarca que fundou uma das principais famílias que hoje constituem o grupo. Suas reivindicações territoriais se relacionam fortemente com o processo de constituição das fazendas modernas capitalistas desencadeado no final do século XX, responsável pelo rearranjo das relações sociais e produtivas que culminaram com a expulsão de várias famílias quilombolas de seus territórios.

Todas as famílias beneficiadas foram identificadas no Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) elaborado em 2011 pelo Incra. Tal estudo demonstra a história e os motivos que levaram os descendentes a reivindicarem a área da fazenda como território legítimo. Muitas famílias estão, atualmente, residindo no município de Goianésia.

Sobre o imóvel

O imóvel de 1.940,8400 hectares está localizado nos municípios de Barro Alto e Santa Rita do Novo Destino, ambos situados na região do Vale São Patrício. O município de Barro Alto possui 1.093,248 km² de extensão e população aproximada 8.716 habitantes. Já o município de Santa Rita do Novo Destino tem área de 956, 041 km² e 3.173 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A sede do imóvel está distante 247 km de Goiânia e situada a 190 km de Brasília.

Processo de Regularização

As comunidades quilombolas são grupos étnicos predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas.

Para terem seus territórios regularizados, as comunidades quilombolas devem encaminhar uma declaração na qual se identificam como comunidade remanescente de quilombo à Fundação Cultural Palmares, que expedirá uma Certidão de Autorreconhecimento. Devem ainda encaminhar à Superintendência Regional do Incra uma solicitação formal de abertura dos procedimentos administrativos visando à regularização.

A regularização do território tem início com um estudo da área, a elaboração de um Relatório Técnico que identifica e delimita o território da comunidade. Uma vez aprovado este relatório, o Incra publica uma portaria de reconhecimento que declara os limites do território quilombola.

A fase final do procedimento corresponde à regularização fundiária, com a retirada de ocupantes não quilombolas através de desapropriação e/ou pagamento das benfeitorias e a demarcação do território. Ao final do processo, é concedido um título coletivo de propriedade à comunidade em nome da associação dos moradores da área e feito seu registro no cartório de imóveis.

 

Comunicação Deputado Federal Rubens Otoni 

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos