Deputado é parceiro nas obras de mobilidade de Anápolis

Técnicos da empresa que vai elaborar os projetos executivos das obras de mobilidade urbana em Anápolis, por meio de convênio com o Ministério das Cidades, visitaram os locais onde serão feitas as intervenções, principalmente, os dois novos viadutos que estão previstos para o perímetro urbano de Anápolis. Segundo o secretário Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Leonardo Viana Silva,após a aprovação dos projetos, tanto por parte da Prefeitura quanto da Caixa Econômica Federal, as obras poderão ser iniciadas. Salvo algum contratempo, esse início, antecipou ele, pode acontecer até o final do mês de agosto próximo.
 
"O contrato do Plano de Mobilidade Urbana foi assinado no ano passado pelo prefeito João Gomes e a Caixa Econômica Federal, via Ministério das Cidades, para aplicação superior a R$ 77 milhões de reais na construção e reestruturação de seis grandes corredores para o transporte público nas principais vias da cidade", destaca o deputado Rubens Otoni, responsável pela interlocução com o Governo Federal para o envio de recursos para o município.
 
Conforme o planejamento, nas avenidas Brasil Norte e Sul e Universitária, serão implantados corredores exclusivos para o transporte público. Já nas avenidas Pedro Ludovico, Presidente Kennedy, Fernando Costa, São Francisco e JK, serão adaptados corredores preferenciais. Também serão construídos mais dois viadutos, um no cruzamento das avenidas Brasil com Goiás, outro entre a Brasil e a Rua Amazílio Lino. Todo o projeto dá ênfase à acessibilidade e ciclovias.
 
Segundo estudos da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), o corredor da Avenida Brasil Sul conta com uma extensão de 15,4 quilômetros, por onde circulam 22 linhas de ônibus que transportam, diariamente, mais de 20 mil passageiros.  Ao longo desta avenida será criado o corredor exclusivo para os ônibus com embarque e desembarque à direita, pelo lado do canteiro central, que ganhará um calçamento adequado. Será refeita a ciclovia com a criação de uma faixa exclusiva para pedestres, a instalação de novas estações para abrigar os passageiros, instalação de nova sinalização e sistema de drenagem.
 
O corredor da Avenida Brasil Norte tem cinco quilômetros de extensão, por onde são transportados quase seis mil passageiros/dia. O projeto prevê a instalação de pontos de embarque e desembarque pelo lado dos canteiros centrais, que terão ciclovias. Na Brasil Norte, a primeira grande intervenção já foi entregue. Trata-se do viaduto “Nelson Mandela”, que custou R$ 14,5 milhões e foi totalmente bancado com recursos próprios da Prefeitura.
 
O corredor da Universitária, com extensão de 4,4 Km, tem uma média de 9,9 mil passageiros transportados pelo sistema coletivo diariamente. A região apresenta um perfil diferenciado, em razão do grande número de faculdades ali concentradas. O projeto a ser desenvolvido é semelhante ao da Avenida Brasil Norte, com as estações de embarque e desembarque alteradas para o lado do canteiro central, com ciclovia no meio do canteiro.
 
Os demais corredores terão as faixas preferenciais para os ônibus, entretanto, não impeditivas para a circulação de outros veículos.
 
Fonte: Jornal Contexto

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