Banco de Projetos



Adolescente Cidadão

📍 Cidade: Fortaleza/CE
📌 Região: Região Nordeste
😃 Habitantes: 2.686.612
🇧🇷 Estado: CE

GeoGrafia:

Litorânea, Portuária, Mangue, Capital

Gestão:

2005-2008 – Luizianne de Oliveira Lins
2009-2012 – Luizianne de Oliveira Lins

Descrição:

O Programa Adolescente Cidadão é um programa de educação profissional e inserção socioprodutiva para jovens e adolescentes de Fortaleza em situação de violação de direitos humanos. O objetivo é promover ações de desenvolvimento pessoal, social e profissional que contribuam para a construção e efetivação de seus projetos de vida. Também é intenção fomentar a sua inserção no mercado de trabalho.

Os jovens integrantes do Adolescente Cidadão têm entre 16 e 21 anos. As atividades acontecem em três encontros semanais nas 16 unidades, que estão divididas nas seis Secretarias Executivas Regionais (SER). Cada participante recebe uma bolsa no valor de cem reais. Para permanecer matriculado, o jovem deve estar freqüentando instituição de ensino e ter, no mínimo, 75% de freqüência no projeto.

Os jovens recebem formação básica em Direitos Humanos e respeito às diversidades, orientação profissional, mundo do trabalho, relações humanas, qualidade de vida, educação ambiental, juventudes e cultura. Em seguida, cada eixo aprofunda em sua formação específica, que varia em área administrativa, gastronomia, turismo, hospitalidade e telemática. O programa também conta com uma Supervisão de Inserção Socioprodutiva (Sispro) que busca articular vagas para garantir a entrada do jovem no mercado de trabalho.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Educação, Geração de trabalho e renda, Criança e adolescente, Requalificação profissional, Juventude

Variáveis de Inovação:

Participação social, Desenvolvimento da cidadania, Ampliação do acesso a serviços públicos, Ações integradas

Fonte da Informação:

Site http://portalantigo.fortaleza.ce.gov.br/sde/index.php?option=com_content&task=view&id=267