📍 Cidade: Hortolândia/SP |
📌 Região: Região Sudeste |
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🇧🇷 Estado: SP |
Urbana
2005-2008 – Angelo Augusto Perugini
2009-2012 – Angelo Augusto Perugini
O Projeto Adolescer acontece em todas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) nas 3º e 4º Séries e tem por objetivo proporcionar condições para que professores, alunos e pais ampliem seus conhecimentos sobre a sexualidade.
O projeto Adolescer, criado em novembro de 2014, acredita na transformação de adolescentes, jovens e suas famílias através da descoberta e desenvolvimento das suas próprias potencialidades. Adolescer significa entrar na adolescência, crescer, desenvolver-se.
É nessa fase tão cheia de dúvidas e mudanças que os aprendizados vão conduzindo o jovem na busca da personalidade, da maturidade e da autonomia. É um “florescer” para a vida.
Pensando no aprimoramento pessoal e numa orientação dos jovens, o Adolescer optou por uma visão sistêmica, em que a família, reconhecida hoje por toda legislação do Suas (Sistema Único de Assistência Social) como peça fundamental no desenvolvimento do jovem, requer também serviços que a apoiem e promovam seu fortalecimento enquanto base de educação e referência de valores. Dessa maneira ela é capaz de exercer sua função protetiva, ter seus vínculos familiares fortalecidos, ter acesso e usufruir de seus direitos de forma eficaz.
O principal papel do projeto é fazer “florescer” as potencialidades adormecidas em cada jovem, em cada família, já que “a transformação está dentro de cada um”, como afirma a psicóloga Luciana Prado, responsável pelo projeto. É importante que as pessoas sejam as protagonistas, sem ficar esperando que Estado ou instituições façam por elas.
Os trabalhos são realizados em grupos, promovem o autoconhecimento e levam ao desenvolvimento pessoal e social, permitindo aos atendidos adquirirem formas positivas, saudáveis e construtivas de “ser” no mundo.
Todo trabalho é realizado através de palestras e oficinas temáticas desenvolvidas em conjunto com cada instituição (ONGs, escolas, instituições do terceiro setor, etc) ou grupos interessados. As atividades acontecem de duas formas: remunerada, visto que o projeto não recebe apoio nem custeio de terceiros; e por uma vertente social e filantrópica, através da qual realiza ações sociais pontuais na forma de parceria com algumas instituições que definitivamente não têm verba para remunerar o trabalho profissional nessa área.
São abordados temas específicos, como: primeiros passos para o primeiro emprego, orientação vocacional, juventude sem drogas, afetividade e sexualidade, roda de família.
Políticas sociais e a realização de direitos
Educação, Criança e adolescente, Educação sexual
Desenvolvimento da cidadania, Ampliação do acesso a serviços públicos, Abordagem a novos temas e/ou novos públicos
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