Banco de Projetos



Aeromóvel – Inovação no transporte coletivo de Canoas

📍 Cidade: Canoas/RS
📌 Região: Região Sul
😃 Habitantes: 348.208
🇧🇷 Estado: RS

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2013-2016 – Jairo Jorge da Silva

Descrição:

O primeiro Sistema Aeromóvel do mundo implantado para transporte urbano de massas. Contratado em 2015, o Sistema é âncora do plano de reformulação do trânsito de Canoas, combinado a outros modais de transporte. Enquanto o Aeromóvel percorre um trajeto de norte a sul (e sentido inverso), ele se complementa com o trem metropolitano, que tem um percurso de leste a oeste (e sentido inverso). Com sua implementação, ele se tornará o principal meio de transporte da cidade. Os ônibus serão linhas alimentadoras do Aeromóvel.

Com a implantação da tecnologia, haverá uma redução considerável no tempo de viagem entre os bairros Guajuviras e Centro, levando apenas oito minutos. Atualmente, este mesmo percurso, de ônibus, demora até 40 minutos nos horários de pico.

O Aeromóvel, em Canoas, prevê um trajeto que, ao todo, terá 17 quilômetros de linhas, passando por 27 estações, com 21 veículos. A capacidade prevista é para até 24 mil passageiros por hora, por sentido.

O primeiro trecho (Guajuviras-Leste), em obras, terá 4,7 quilômetros, sete estações e seis veículos. Executado sem desapropriações terá, ao longo de seu percurso, uma Macrozona de Integração delimitada pela Outorga Onerosa do Direito de Construir, com planejamento urbano sustentável.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos, Desenvolvimento local sustentável

Temas:

Mobilidade urbana, Infraestrutura urbana, Transporte coletivo, Trânsito

Variáveis de Inovação:

Sustentabilidade da ação, Ampliação do acesso a serviços públicos, Ações integradas

Fonte da Informação:

Link http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/123866
Link – Governo Federal anuncia R$ 272 milhões para aeromóvel em Canoas http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras/2013/03/06/governo-federal-anuncia-recursos-para-o-aeromovel-de-canoas/?topo=52,1,1,,171,e171
Projeto – Projeto da Empresa responsável (Ver Arquivo Anexado)