Banco de Projetos



Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

📍 Cidade: Santo André/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 721.368
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Urbana, Pólo Industrial

Gestão:

1997-2000 – Celso Daniel
2001-2004 – Celso Daniel (2001-2002); João Avamileno (2002-2004)
2005-2008 – João Avamileno
2013-2016 – Carlos Grana

Descrição:

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC foi criada em outubro de 1998 com a missão de unir as forças de instituições públicas e privadas para promover o desenvolvimento econômico sustentável do Grande ABC.

Estabelecida como uma Associação Civil de Direito Privado, com fins não econômicos, a Agência tem em seu quadro de associados o Consórcio Intermunicipal Grande ABC (representando as sete Prefeituras da região), as empresas que compõem o Polo Petroquímico, as principais Instituições de Ensino Superior regionais, as Associações Comerciais e Industriais da região e seis Sindicatos de Trabalhadores.

Essas entidades estão representadas no Conselho Diretor, instância máxima de deliberação. A gestão executiva é conduzida por um Diretor Presidente, eleito pelo Conselho Diretor , para um mandato de 2 anos. Instituições e Empresas regionais podem integrar o quadro de colaboradores da Agência sem a prerrogativa de compor o Conselho Diretor.

O principal objetivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC é promover ações de desenvolvimento econômico regional sustentável, sendo três as suas finalidades centrais: a) Produzir, sistematizar e disponibilizar informações socioeconômicas para o desenvolvimento da região do Grande ABC; b) Conduzir ações de Marketing Regional; c) Coordenar e implementar projetos especiais, relacionados ao desenvolvimento econômico, apoiando as pequenas e médias empresas.

A Agência tem a meta de conduzir ações que contribuam para a reconversão econômica do Grande ABC, uma região cuja atividade econômica é dependente das grandes empresas, responsáveis por 65% do valor agregado gerado na região. A reestruturação produtiva, introduziu inovações nestas empresas, acarretando acentuado desemprego. A Agência busca fomentar a capacidade de empreendedorismo e transformar este perfil para outro, em rede baseado em micro e pequenas empresas, entendendo que estas possuem melhores condições de gerar emprego e renda e absorver a mão de obra dispensada das grandes companhias.

Para tal, a Agência tem como metas de curto prazo: 1) A construção do Sistema de Informações Gerenciais, um Banco de Dados por meio do qual serão fornecidas informações para auxiliar os empresários interessados em investir na região; 2) Realizar uma Pesquisa de Imagem da Região do Grande ABC, para subsidiar a elaboração de um Plano de Marketing Regional; 3) Elaborar o Plano de Marketing Regional e executar as ações previstas no mesmo; 4) Implementar mais quatro incubadoras de empresas, nos municípios de Santo André, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul e Diadema (nesta ordem), além de Mauá já em fase de inauguração; 5) Implementar o ABCpar, fundo mútuo de investimentos para capitalização de empresas emergentes.

Apesar das metas estarem em ordem de prioridade, as ações para alcança-Ias são executadas concomitantemente.

Eixos Conceituais:

Desenvolvimento urbano e rural nos municípios e direito à cidade, Desenvolvimento local sustentável

Temas:

Desenvolvimento local, Gestão e planejamento, Política pública intermunicipal, Consórcio Intermunicipal

Variáveis de Inovação:

Ações integradas, Informatização e sistemas de informação

Fonte da Informação:

Formulário – FGV Gestão Pública e Cidadania 2001 (Ver Arquivo Anexado)