Banco de Projetos



Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

📍 Cidade: Imperatriz/MA
📌 Região: Região Nordeste
😃 Habitantes: 259.337
🇧🇷 Estado: MA

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2001-2004 – Jomar Fernandes

Descrição:

O programa de Alfabetização de Jovens e Adultos – AJA procura erradicar o analfabetismo nas zona urbana e rural de Imperatriz. Tem como alvo aqueles que não tiveram acesso ou que não conseguiram completar o Ensino Fundamental. Estes programas têm como base princípios democráticos e populares e agem junto às organizações comunitárias, o poder público e entidades não-governamentais que já atuam na área.

OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Criar condições adequadas para que os jovens e adultos analfabetos e semi-analfabetos adquiram o conhecimento da leitura e escrita possibilitando-lhes uma melhor interpretação do mundo e melhoria na qualidade de vida.

RESULTADOS FINAIS ESPERADOS:
1 – Alfabetização de 1000 (Mil) pessoas;
2 – Formação técnica, política e pedagógica dos 50 professores do projeto e 5 coordenadores.

ATIVIDADES:
1 – Alfabetização:
2 – Formação dos professores e supervisores

METODOLOGIA:
A metodologia de ação educativa a ser desenvolvida terá como base os seguintes pontos:
• Ação do educador ou educadora partirá do conhecimento que o aluno e/ou aluna já possui, respeitando o ritmo próprio de aprendizagem de cada sujeito;
• A aprendizagem pretende se dar na interação do sujeito com o meio, na interação com ou outro sujeito;
• Primar-se-á pela construção da autonomia do sujeito, através do incentivo a construção do seu próprio processo de aprendizagem na busca por novos conhecimentos;
• Os conteúdos a serem trabalhados deverão ter relação com o cotidiano do educando, tornando-se assim aprendizagens significativas;
• A educação para adultos não pretende ensinar apenas a leitura palavras ou frases, mas a leitura de mundo;
• O processo interdisciplinar será buscado a partir do trabalho com Projetos Pedagógicos refletindo
conteúdos do contexto dos educandos;
• Os materiais (livros e/ou cartilhas) serão utilizados como material de apoio e reforço ao trabalho da sala de aula, nunca como “camisa de força” que o professor usará de forma inflexiva.

CONTINUIDADE:
Após esta etapa os alunos e alunas que atingirem as condições mínimas especificadas nos parâmetros avaliativos serão encaminhados às etapas seguintes do ensino fundamental – seguimento de Educação de Jovens e Adultos.

PERFIL DOS/AS EDUCADORES/AS:
Na sua grande maioria os alfabetizadores são pessoas com ensino médio completo e habilitação para o magistério. No caso de atendimento no interior serão aceitas pessoas com ensino médio e formação geral. Por serem pessoas escolhidas e apresentadas por suas respectivas comunidades ou grupos sociais, são pessoas com comprovada experiência comunitária e capacidade de compreensão do processo ensino-aprendizagem. Na sua maioria mulheres, sem emprego fixo com idade variando entre 18 a 35 anos.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Educação, Cultura, Juventude

Variáveis de Inovação:

Participação social, Desenvolvimento da cidadania, Ampliação do acesso a serviços públicos, Transparência/responsabilização

Fonte da Informação:

Formulário – PTdoc – Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos e Programa de Educação de Jovens e Adultos (Ver Arquivo Anexado)