Banco de Projetos



Alvorecer

📍 Cidade: Alvorada/RS
📌 Região: Região Sul
😃 Habitantes: 211.352
🇧🇷 Estado: RS

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Urbana

Gestão:

2001-2004 – Stela Beatriz Farias Lopes

Descrição:

O projeto Alvorecer, à semelhança de outros que já existem em nosso país, – MOVA, Sementinha e outros – visa envolver a comunidade com o ato educativo. Trata-se da possibilidade de articulação entre Poder Público e sociedade, no sentido de criar oportunidades às crianças, suas mães e, por decorrência, sua comunidade, para o acesso a espaços e tempos educativos de maior qualidade. Uma das atividades desenvolvidas consiste no cadastramento e capacitação de mães “educadoras comunitárias”, que participam em sua própria comunidade, realizando atividades educativas e lúdicas com as crianças. A idéia é dar às crianças a liberdade de exercitarem seu direito à educação e ao lazer, com a garantia de estarem em meio à comunidade e as pessoas que lhes são referência.

Inicialmente sua proposta atingia apenas adolescentes de 14 a 16 anos, dos Bairros Jardim Alvorada e Thomaz Coelho, com curso de qualificação profissional integral. Seu objetivo era de formar adolescentes conscientes de seus direitos e deveres, fortemente ligados aos conceitos morais e éticos que direcionam nossa sociedade e que constroem profissionais com perspectiva de empregabilidade e sucesso. Na primeira fase o projeto certificou 139 adolescentes e inseriu cerca de 70% dos jovens no mercado de trabalho.

Atualmente, em sua segunda fase, o projeto expandiu sua atuação, buscando impactar ainda mais o Município de Araucária com ações buscando a transformação social e a sustentabilidade.

Objetivos
A proposta é qualificar profissionalmente – curso de Auxiliar de Gastronomia, 150 jovens de 17 a 29 anos e promover a mobilização comunitária e formação das lideranças de comunidades do entorno da Refinaria Presidente Getúlio Vargas – Repar.

Eixos Conceituais:

Participação popular e cidadã e controle social, Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Educação, Cultura, Esporte, Criança e adolescente

Variáveis de Inovação:

Participação social, Desenvolvimento da cidadania, Ações integradas

Fonte da Informação:

Relatório – Prefeitura Municipal de Alvorada

Reconhecimento Público:

Política pública Indicada – Prefeitura Municipal de Alvorada