Banco de Projetos



Amigos do Verde

📍 Cidade: Osasco/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 699.944
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2005-2008 – Emidio Pereira de Souza
2009-2012 – Emidio Pereira de Souza

Descrição:

Em 1984 nascia, com uma proposta inovadora, a Pré- Escola Amiguinhos do Verde.

O objetivo principal já era desenvolver uma aprendizagem equilibrada entre as áreas cognitiva e afetiva, com preocupação ecológica – numa época em que pouco se falava em ecologia – aliada à alimentação naturalista de caráter educativo.

A Amiguinhos do Verde cresceu e, em 1989, passou a oferecer também o Ensino Fundamental até a 4ª série, mudando o nome para “Escola de 1º grau e Pré-Escola Amigos do Verde”. Atualmente, de acordo com as novas leis de Educação, oferece do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além da Educação Infantil. A escola é registrada e autorizada pelas Secretarias Estadual e Municipal de Educação, e tem seu projeto pedagógico revisado anualmente de acordo com a legislação em vigor.

NEm 2018 mais uma semente deu fruto e foi inaugurada uma unidade da escola no bairro Petrópolis. Na nova sede são atendidos bebês a partir dos 04 meses até crianças de 06 anos de idade, contemplando assim toda a Educação Infantil.

Objetivos
Oportunizar a aprendizagem e o crescimento integral do indivíduo através de projetos de estudos e vivências como auto(eco)conhecimento, agroecologia, artes e nutrição.

A partir de uma visão ecossistêmica, acreditamos na interdependência de nossos atos comprometidos na formação do ser social e planetário, acolhendo a diversidade, respeitando as particularidades e a riqueza inerentes a cada um.

Na escola Amigos do Verde, educar é a expansão da consciência, contribuindo para o desenvolvimento de um ser mais criativo, reflexivo, autônomo e solidário.

Eixos Conceituais:

Gestão ética, democrática e eficiente

Temas:

Desenvolvimento social, Meio ambiente, Gestão e planejamento do território, Planejamento urbano, Gestão pública

Variáveis de Inovação:

Parceria, Sustentabilidade da ação, Ampliação do acesso a serviços públicos