Banco de Projetos



Anápolis Digital

📍 Cidade: Anápolis/GO
📌 Região: Região Centro-Oeste
😃 Habitantes: 391.772
🇧🇷 Estado: GO

GeoGrafia:

Cerrado, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2009-2012 – Antônio Roberto Gomide
2013-2016 – Antônio Roberto Gomide

Descrição:

O Programa Anápolis Digital tem por finalidade a inserção da sociedade ao mundo digital, a modernização da administração pública, a segurança da informação e a transparência da gestão bem como a economia de recursos e sua otimização por meio de interação com a Prefeitura Municipal de Anápolis (e-democracia). Inclui a criação de um ambiente digital, com prestação de serviços online aos cidadãos em muitas áreas e projetos de várias secretarias.

Resumo dos objetivos:
Desenvolvimento tecnológico para o fortalecimento do município no desenvolvimento socioeconômico, por meio da integração de sua administração, com participação mais democrática dos cidadãos. Uma nova perspectiva de cidadania por meio de ações de inclusão sócio-digital.

Compõem o Programa Anápolis Digital:
• Centro de Recondicionamento de Computadores – CRC
• Cidade Digital
• Expresso Digital
• Escol@ em Rede
• Blog Semect/EJA/Ambiental
• Espaço Digital
• Lan House Social
• Plano Diretor da Cidade Digital
• Revista Anápolis Digital
• Sala de Educação Especial
• SIGE – Sistema Integrado de Gestão Escolar
• Site Prefeitura – portal de serviços
• Software Educacional
• Telecentros

Centro de Recondicionamento de Computadores:
Projeto de tecnologia social, criado com base em três pontos: educação ambiental, inclusão digital e inclusão social. O CRC recebe equipamentos de informática para recondicionamento e, também, oferece cursos de capacitação em manutenção de hardware – montagem, limpeza, testes e dicas – e de suporte em softwares (programas). Os computadores recondicionados são doados para ações de inclusão digital nas escolas da rede municipal e em outros locais. Em 2013, os profissionais do Centro conseguiram recondicionar 15 toneladas de lixo eletrônico. Além de contribuir para reduzir os impactos ambientais – com recolhimento e conserto de material eletrônico obsoleto ou danificado -, o CRC também colabora para a inserção de dezenas de jovens no mercado de trabalho ao oferecer qualificação profissional.

Escol@ em Rede:
tem como objetivo apresentar a necessidade da implantação de uma nova tecnologia voltada para a informação, veiculação de notícias e aprendizado no contexto educacional. Para tanto, se buscará elucidar a culminância de um processo de complementação, inerente da realidade contemporânea, interligando as unidades escolares municipais bem como demais órgãos da Secretaria da Educação por meio de blogs, ambiente disponível na web para trocas de novidades, projetos e comunicações.
Praças Digitais:
Lançado em 2011 com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso à internet, a Prefeitura entregou, no final de 2013, mais 20 pontos de acesso público, para somar aos seis já existentes. Eles suportam 100 conexões ao mesmo tempo, o que resulta em duas mil pessoas conectadas simultaneamente. Com esta capacidade, cerca de 10% a 15% da população é atendida, um benefício que alcança mais de 40 mil pessoas.
Para utilizar o serviço, basta entrar no site da Prefeitura de Anápolis, www.anapolis.go.gov.br, clicar em WiFi – Praças Digitais, acessar o link http://anapolisdigital.com e fazer o cadastro. Será gerada uma senha que permitirá o acesso à rede gratuita em um dos 20 pontos disponíveis.
Os quatro distritos do município também são contemplados com o projeto Praças Digitais, estendendo à zona rural o serviço que beneficia cerca de cinco mil pessoas. Em 2014, está prevista a instalação de 50 pontos de acesso público gratuito.

Telecentros Comunitários:
São espaços públicos que possibilitam à população o acesso a informações e conhecimentos, gratuitamente, estimulando a criatividade e inserção profissional no mercado de trabalho. Atualmente, a Prefeitura conta com oito unidades, cada uma equipada com 11 computadores, impressora a laser e internet banda larga. Os atendimentos disponíveis são acessos a e-mails, às redes sociais, realização de inscrições ou cadastros em concursos, cursos e outros serviços, sites de busca de empregos, impressão de documentos, consultas de documentos online, pesquisas diversas, trabalhos escolares, cursos de capacitação e oficinas. Somente em 2013 cerca de 30 mil pessoas foram atendidas nos espaços comunitários.

Eixos Conceituais:

Gestão ética, democrática e eficiente, Participação popular e cidadã e controle social, Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Educação, Desenvolvimento social, Geração de trabalho e renda, Gestão e planejamento, Inclusão digital, Juventude, Gestão pública, Wifi

Variáveis de Inovação:

Intersetorialidade, Ampliação do acesso a serviços públicos, Ações integradas

Fonte da Informação:

Site – Inclusão Sociodigital (Ver Arquivo Anexado)
Site – Prefeitura de Anápolis amplia Programa Praças Digitais (Ver Arquivo Anexado)
Site – Prefeitura inaugura 20 Praças Digitais com internet grátis (Ver Arquivo Anexado)
Site – Escol@ em Rede (Ver Arquivo Anexado)
Site – Conheça mais sobre o Espaço Digital (Ver Arquivo Anexado)