Banco de Projetos



Banco de Alimentos – Diadema

📍 Cidade: Diadema/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 426.757
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2001-2004 – José de Filippi Junior
2005-2008 – José de Filippi Junior

Descrição:

É um programa de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem como principal objetivo combater o desperdício de alimentos e complementar a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando à efetivação do Direito Humano a Alimentação Adequada.

O Banco de Alimentos é uma organização sem fins lucrativos que arrecada, seleciona, armazena e doa alimentos a instituições beneficentes cadastradas no programa.

Os alimentos são arrecadados por meio de articulação com parceiros de empresas do ramo alimentício, companhias de abastecimento, assim como empresas de outros segmentos que possam realizar campanhas de arrecadação. Realiza atividades de educação alimentar e nutricional, como oficinas, palestras e workshops aos profissionais das instituições parceiras (cozinheiros, cuidadores, voluntários ou auxiliares) e aos seus beneficiários. O Programa atende cerca de 13.000 pessoas, por meio de 79 entidades sociais cadastradas.

Tem o objetivo de combater o desperdício e a fome. Sua principal missão é a de arrecadar alimentos fora dos padrões de comercialização, mas que estejam em condições adequadas de consumo, para distribuí-los às entidades e organizações que atendem pessoas de baixa renda.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Recursos humanos, Segurança alimentar, Economia solidária e cooperativismo, Saúde, Abastecimento

Variáveis de Inovação:

Sustentabilidade da ação, Ampliação do acesso a serviços públicos, Ações integradas