Banco de Projetos



Banco do Povo – Imperatriz

📍 Cidade: Imperatriz/MA
📌 Região: Região Nordeste
😃 Habitantes: 259.337
🇧🇷 Estado: MA

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2001-2004 – Jomar Fernandes

Descrição:

Programa voltado para o fortalecimento dos pequenos empreendedores, FORMAIS e INFORMAIS, por meio da capacitação gerencial e tecnológica, concessão de crédito e assessoria técnica. Contribui para a geração de renda e a manutenção e criação de postos de trabalho (emprego).

OBJETIVOS:
• propiciar, aos excluídos, um formato organizacional que pudessem compreender e operar, desenvolvendo confiança social, política e econômica, por meio de apoio mútuo
• eliminar a exploração dos pobres pelos agiotas;
• estender os serviços de crédito aos mais pobres;
• criar oportunidades de auto-emprego e
• inverter o círculo vicioso de “baixo nível de receitas, baixo nível de poupança, baixo nível de investimento e baixo nível de receitas” para um sistema de “aumento do nível de receita, aumento do crédito, mais investimento e mais receitas.

PÚBLICO ALVO:
Pequenos empreendedores do setor formal e informal, geradores de ocupação, que desenvolvam atividades industriais, agroindustriais, comerciais, de prestação de serviços e na agricultura e pecuária.

ÁREA DE ATUAÇÃO:
O projeto BANCO DO POVO é de abrangência municipal, podendo estender-se a outros municípios da região, através da firmação de Convênio do CONSÓRCIO DE PRODUÇÃO, entre a PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ e os municípios interessados.

FORMA DE ATUAÇÃO:
O Projeto Banco do Povo tem como princípio básico atuar em quatro grandes EIXOS, de forma unificada: Promoção, Capacitação, Crédito e Assessoria Técnica. Para tanto, faz-se necessário à parceria entre o BANCO DO POVO, Instituições de crédito oficiais (BANCO DO BRASIL, BANCO DO NORDESTE e CAIXA ECONÔMICA FEDERAL), Entidades como o SEBRAE, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, CENTRU, CÁRITAS DO BRASIL e CLUBE DOS DIRETORES LOJISTAS-CDL.

Eixos Conceituais:

Desenvolvimento urbano e rural nos municípios e direito à cidade

Temas:

Desenvolvimento local, Geração de trabalho e renda

Fonte da Informação:

Formulário – Banco do Povo (Ver Arquivo Anexado)