Banco de Projetos



Benvinda – Centro de Apoio à Mulher

📍 Cidade: Belo Horizonte/MG
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 2.521.564
🇧🇷 Estado: MG

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Urbana, Capital

Gestão:

1993-1996 – Patrus Ananias

Descrição:

Inaugurado em 1996, o Benvinda já atendeu cerca de 9 mil mulheres vítimas de violência de gênero ou em outras situações de risco social. O Centro surgiu a partir de discussões entre grupos de mulheres e representantes da área de saúde e de outras entidades da capital mineira.

O serviço jurídico presta orientação não apenas sobre como proceder nos casos de violência de gênero, mas também sobre outras questões, como as da área trabalhista, por exemplo. Além disso, a advogada entra em contato com outras instituições que podem atender a usuária do Benvinda: a delegacia, a defensoria pública, as organizações não-governamentais e os centros de apoio e atendimento jurídico mantidos por universidades.

Para fortalecer as mulheres diante dos agressores e encorajá-las a lutar por seus direitos, o Benvinda acompanha as usuárias nas audiências judiciais. A área jurídica faz ainda a mediação de conflitos: se a usuária solicita a presença do agressor, este é chamado para uma conversa entre o casal e a advogada.

Quando sofrem risco de morte, as mulheres ficam na Casa Abrigo Sempre Viva (CASV). Localizada num endereço sigiloso, a Casa tem capacidade para abrigar até 12 famílias (mulheres e seus filhos menores de 16 anos) e é o único abrigo no Brasil onde as famílias são acomodadas em quartos separados. Elas permanecem no abrigo pelo período médio de 90 dias, durante os quais recebem apoio psicológico, jurídico, de saúde e participam de oficinas profissionalizantes. As crianças passam a frequentar creches ou escolas públicas das imediações.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Saúde, Educação, Cultura, Assistência jurídica, Mulheres, Dependência química, Desenvolvimento social, Combate à violência doméstica

Variáveis de Inovação:

Ações afirmativas, Desenvolvimento da cidadania

Fonte da Informação:

Publicação – 2003, FGV – Histórias de um Brasil que Funciona (Ver Arquivo Anexado)