Banco de Projetos



Bibliopraças e Biblioparques

📍 Cidade: Canoas/RS
📌 Região: Região Sul
😃 Habitantes: 348.208
🇧🇷 Estado: RS

GeoGrafia:

Região Metropolitana

Gestão:

2009-2012 – Jairo Jorge da Silva
2013-2016 – Jairo Jorge da Silva

Descrição:

Desde a criação da Secretaria de Cultura, em 2009, a Prefeitura de Canoas vem implantando equipamentos em espaços públicos que procuram promover o estímulo à leitura, articulando a leitura com outras expressões culturais. As Bibliopraças e Biblioparques têm como objetivo principal o fomento à prática da leitura. Cativar leitores, tornar a leitura mais atraente, oferecer um espaço de leitura agradável, mostrando que qualquer local é bom para ler e, ainda, que a biblioteca está onde nós quisermos, além de qualificar o ambiente social dos bairros, tornando Canoas uma cidade leitora.

Cada Bibliopraça é um equipamento cultural urbano na forma de um livro gigante, que constitui-se em 4 lâminas, com 8 estantes que comportam cerca de 200 livros.

As Bibliopraças ficam instaladas ao ar livre, nas principais praças de Canoas, permitindo que haja sempre uma próxima ao leitor, permitindo que as pessoas parem por momentos, deleitando-se com a leitura de um livro, ou retirem o material por empréstimo para leitura.

Os Biblioparques foram instalados nos Parques Municipais de maior movimento de público, em galpões cobertos onde é possível realizar atividades de leitura, contação de histórias, apresentações e palestras e empréstimo de livros.

As Bibliopraças e Biblioparques são gerenciadas pela Biblioteca Pública Municipal.

A cidade dispõe de cinco bibliopraças e dois Biblioparques :
– Bibliopraça Dona Mocinha – Bairro Niterói – Inauguração em agosto de 2010;
– Bibliopraça Antônio Carlos Vianna – Bairro Guajuviras – Inauguração em Março de 2011;
– Bibliopraça Pio X – Bairro Mathias Velho – Inauguração em Março de 2011 ;
– Bibliopraça Cônego Lotário Steffens – Bairro Rio Branco – Inauguração em abril de 2011;.
– Bibliopraça Emancipação – Bairro Centro – Inauguração em junho de 2012 .
– Biblioparque Getúlio Vargas (Capão do Corvo) – Inaugurado em 2010.
– Biblioparque Eduardo Gomes – Inaugurado em 2009

Resultados:
– Desde a criação dos Biblioparques, em 2009, até junho de 2016, houve 18.768 leituras locais e/ou empréstimos realizados nos dois Biblioparques da cidade.
– Já foram realizadas 44.663 leituras locais e/ou empréstimos nas cinco Bibliopraças, de 2010 até junho de 2016.
– Em 2016, são emprestados ou lidos, em média, 2.316 livros por mês, em cinco bibliopraças e, em média, 392 livros por mês, nos dois Biblioparques.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Educação, Cultura, Lazer

Variáveis de Inovação:

Participação social, Desenvolvimento da cidadania, Abordagem a novos temas e/ou novos públicos, Ações integradas, Ações afirmativas

Fonte da Informação:

Reportagem – http://www.sul21.com.br/jornal/estimulo-a-leitura-e-contacao-de-historias-em-todos-os-quadrantes-de-canoas/ (Ver Arquivo Anexado)
Link – http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2016/05/entretenimento/338980-livro-e-leitura-com-programacao-de-destaque-em-junho.html (Ver Arquivo Anexado)
Artigo acadêmico – Aplicação dos eixos de ação do PNLL nas atividades desenvolvidas na cidade de Canoas/RS (Ver Arquivo Anexado)