Banco de Projetos



Bibliotecas Comunitárias

📍 Cidade: Diadema/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 426.757
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2001-2004 – José de Filippi Junior

Descrição:

O projeto pretende dar subsídios a jovens e líderanças comunitárias para a criação e gerenciamento de bibliotecas e atividades de promoção de leitura, ampliando o acesso aos diversos suportes de informação, que garantam a inserção social de um maior número de sujeitos.

CEU Centro de Artes e Esportes Unificados
Oferece serviço de biblioteca, oficinas de fotografia, dança urbana, grafite, teatro, dança (cigana, do ventre, de salão e contemporânea), artes integradas e contação de histórias. Mantém uma programação mensal de difusão cultural, alternando contação de histórias, teatro infantil, bailes e saraus. Há seis anos desenvolve atividades voltadas às tradições da cultura cigana e da cultura oriental.

Centro Cultural e Biblioteca Eldorado
O Centro Cultural, Cine e Biblioteca Eldorado está situado no extremo sul da cidade, na região do manancial Billings. Desenvolve atividades de natureza artístico-cultural, como oficinas nas diversas linguagens artísticas, a partir de seis anos de idade. Apresenta espetáculos como peças de teatro, shows musicais, contação de histórias, saraus, dentre outros. O Serviço de Biblioteca oferece acesso à leitura com consulta e empréstimo de livros e demais publicações, além de funcionar como espaço de convivência, com área para leitura e jogos de mesa. Inclui também o Cine Eldorado, sala de exibição voltada exclusivamente à difusão cinematográfica.

Centro Cultural e Biblioteca Promissão
O Centro Cultural e Biblioteca Promissão trabalha nos eixos de difusão e formação artísticas, procurando contemplar os anseios e necessidades da população, assim como proporcionar o acesso às leituras de mundo. Conta com biblioteca e três salas para as atividades culturais, oferecendo os seguintes serviços: biblioteca com acervo infantil, juvenil, adulto e escolar; 17 oficinas culturais nas diversas áreas artísticas; difusão de espetáculos, exposições, palestras e vivências; atividades lúdico-culturais como jogos de tabuleiro e cooperativos; acesso à internet; e cessão de espaço a diversos serviços ligados à administração.

Biblioteca Olíria de Campos Barros (Biblioteca Central)
A Biblioteca Olíria de Campos Barros foi inaugurada em 6 de setembro de 1967 pela Lei nº 293/67, sendo considerada o primeiro equipamento cultural da cidade. Tem por objetivo estimular a leitura e promover o acesso à informação por meio dos livros, CDs, DVDs, revistas, gibis e internet, bem como saraus, oficinas culturais, contações de histórias, encontros com escritores e projetos de extensão da rede de bibliotecas como o Livro Solto e Leitura ao Pé da Árvore.

Biblioteca Serraria
A Biblioteca Serraria disponibiliza ao público serviços como: pesquisa e empréstimo de livros, revistas e gibis; oficinas de criação literária; uso de computador com acesso à internet, disponibilizando impressão de pequenos trabalhos e currículos; parceria com EMEI Mário Santalúcia; prática de jogo de xadrez; sessão de periódicos para leitura de jornais; e doação de livros repetidos no acervo. Encontra-se em fase de finalização da informatização de seu acervo.

Biblioteca Santa Luzia
A Biblioteca Santa Luzia, inaugurada em 1992, oferece serviços como: pesquisas, palestras, Encontros com a Comunidade, empréstimos de livros e atividades para despertar o gosto e hábito pela leitura, como o Projeto Conta Prá Mim?! Há também atividades de difusão cultural como: leituras dramatizadas, Contação de Histórias, Círculos e Rodas de Leituras e espetáculos de teatro. O equipamento oferece oficinas culturais para Adultos e Terceira Idade – Dança Livre, e Artes Integradas e Criação Literária para crianças de 6 a 12 anos.

Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira
A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira dispõe de equipamentos para inclusão de pessoas com deficiência (regletes, máquinas de escrever em Braille, ampliador de texto). O espaço, totalmente adaptado, tem capacidade para produção de textos em Braille e em áudio. São oferecidas oficinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais, para comunicação com surdos) e Braille (sistema de comunicação escrita para deficientes visuais), Violão para Deficientes Visuais, Massoterapia e História em Quadrinhos. A biblioteca atende esta demanda específica e ao público em geral, com empréstimo de livros, leitura de periódicos (jornais e revistas) e pesquisas diversas.

Eixos Conceituais:

Participação popular e cidadã e controle social, Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Educação, Cultura, Gênero, Gestão e planejamento, Juventude

Variáveis de Inovação:

Participação social, Descentralização, Desenvolvimento da cidadania, Abordagem a novos temas e/ou novos públicos, Ações integradas