Banco de Projetos



Bibliotecas Interativas

📍 Cidade: Diadema/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 426.757
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2001-2004 – osé de Filippi Junior

Descrição:

O projeto Bibliotecas Interativas ultrapassa o conceito tradicional de biblioteca voltada à conservação e difusão de materiais impressos, para ir ao encontro de uma nova concepção: a de espaço de produção e de facilitação da criação cultural. O novo modelo enxerga os sujeitos como produtores, criadores e não simples consumidores de cultura.

Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira
A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira dispõe de equipamentos para inclusão de pessoas com deficiência (regletes, máquinas de escrever em Braille, ampliador de texto). O espaço, totalmente adaptado, tem capacidade para produção de textos em Braille e em áudio. São oferecidas oficinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais, para comunicação com surdos) e Braille (sistema de comunicação escrita para deficientes visuais), Violão para Deficientes Visuais, Massoterapia e História em Quadrinhos. A biblioteca atende esta demanda específica e ao público em geral, com empréstimo de livros, leitura de periódicos (jornais e revistas) e pesquisas diversas.

Eixos Conceituais:

Participação popular e cidadã e controle social, Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Educação, Cultura

Variáveis de Inovação:

Participação social, Descentralização, Desenvolvimento da cidadania, Abordagem a novos temas e/ou novos públicos, Ações integradas, Novas ferramentas de gestão