Banco de Projetos



Boquinha

📍 Cidade: Cosmópolis/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 73.474
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Urbana

Gestão:

2001-2004 – José Pivatto

Descrição:

O projeto Boquinha consiste em atividades de prevenção e promoção da Saúde e de Saúde Bucal, através de um trabalho multiprofissional envolvendo as áreas de odontologia, fonoaudiologia e nutrição. É uma ação coletiva que busca a reformulação de hábitos e cuidados pessoais, enfocando o indivíduo como um todo, bem como a comunidade a que ele pertence.

O “Projeto Boquinha” comemora 25 anos de existência em 2018. O programa foi criado em 1992 para melhorar os índices de saúde bucal infantil em Cosmópolis. Naquele ano 87 em cada 100 crianças de 5 anos tinham dentes cariados; 32 em cada 100 crianças de 5 anos tinham dentes tortos causados pelo uso de chupeta, mamadeira e por chupar o dedo; e os adolescentes de 12 anos tinham em média 6 dentes cariados, reparados ou perdidos.

Para mudar este quadro A Secretaria Municipal de Saúde Comunitária de Cosmópolis passou a trabalhar a prevenção em saúde bucal de forma lúdica, por meio de apresentações teatrais, nas Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs).

Ao longo dos anos o projeto foi crescendo e ganhando reconhecimento. O Boquinha já foi premiado em congressos de odontologia; recebeu menção honrosa na Assembleia Legislativa de São Paulo; viu um aluno receber um prêmio num concurso de saúde bucal promovido pelo Conselho Regional de Odontologia, a Secretaria de Estado da Educação e a Unesco; virou capítulo de livro e teve os criadores convidados para apresentar o programa na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Hoje o Boquinha também trabalha temas como a importância da alimentação saudável e o respeito ao próximo. Os resultados do projeto são expressivos: atualmente 27 em cada 100 crianças de 5 anos tem dentes cariados; 11 em cada 100 crianças de 5 anos tem dentes tortos causados pelo uso de chupeta, mamadeira e por chupar o dedo; e os adolescentes de 12 anos tem em média 1 dente cariado, reparado ou perdido.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Saúde, Educação

Variáveis de Inovação:

Ações preventivas

Reconhecimento Público:

Política pública Indicada – Prefeitura Municipal de Cosmópolis