📍 Cidade: Vitória/ES |
📌 Região: Região Sudeste |
😃 Habitantes: 365.855 |
🇧🇷 Estado: ES |
Região Metropolitana, Urbana, Capital, Portuária
2005-2008 – João Coser
2009-2012 – João Coser
O modelo de gestão instituído até o ano de 2005 centrava-se numa estrutura departamentalizada e compartimentada na qual cada secretaria tinha a visão apenas de suas atividades. Foi identificado, logo no inicio do mandato, a necessidade de uma reestruturação do modelo de organização da gestão e também da estrutura administrativa, objetivando uma visão integrada e horizontalizada da ação governamental. Esta reestruturação culminou com a proposta da Reforma Administrativa, orientada pela Lei 6529/2005, cujo resultado deveria assegurar qualidade e integralidade no atendimento à população. Dentro do escopo da proposta uma das principais mudanças foi a fusão da Secretária Municipal de Planejamento e da Coordenadoria de Governo resultando na criação da Secretaria de Gestão Estratégica – SEGES, responsável pela condução da nova formatação da gestão municipal.
A reforma administrativa instituiu fóruns coletivos de gerenciamento – secretariado, coordenação de governo, comitês internos de gestão e comunicação, comitês de políticas sociais, desenvolvimento econômico e urbano, e também câmaras de gestão local.
Objetivo definidos:
– Promover o conhecimento das políticas públicas, projetos e ações desenvolvidas pelo município nas diversas áreas, a fim de que possam ser acessadas pelo gestor local, visando o melhor desempenho de sua função e garantia de direitos da população;
– Promover a integração dos gestores locais, por meio do debate de temáticas e problemas comuns, bem como de ações que garantam uma maior efetividade do serviço público e resultados;
– Propor ações de capacitação de gestores locais em temáticas comuns vivenciadas pelas regiões em articulação com a Escola de Governo.
Desenvolvimento local sustentável
Desenvolvimento local, Infraestrutura urbana, Gestão e planejamento do território, Planejamento urbano, Gestão pública
Instrumentos de monitoramento e avaliação de políticas públicas, Novas ferramentas de gestão
Formulário – Revista Teoria e Debate – questionário base para a entrevista (Ver Arquivo Anexado)
© 2021 Todos os Direitos Reservados