Banco de Projetos



Campanha do Desarmamento Infantil

📍 Cidade: Diadema/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 426.757
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2001-2004 – José de Filippi Junior
2005-2008 – José de Filippi Junior

Descrição:

Aproximadamente 62 mil crianças de Diadema participaram das cinco edições da campanha, trocando armas de brinquedo por revistas infantis.

As Secretarias de Educação e de Defesa Social da Prefeitura de Diadema iniciam, na próxima segunda, 5 de outubro, as atividades da 14ª edição da Campanha do Desarmamento Infantil. Na segunda e terça (dias 5 e 6) a Campanha estará presente nas Escola Municipal Francisco Daniel Trivinho e nos dias 7 e 8 na Escola Municipal Anita Catarina Malfatti, ambas no Centro.

Na primeira visita, os integrantes da GCM nas escolas mostram os objetivos da Campanha e como ela ajuda na criação de uma cultura de paz, em palestra que envolverá os 1.472 alunos das duas unidades de ensino. Depois, as mesmas escolas recolhem as armas de brinquedo e os desenhos temáticos feitos pelos alunos. Cada arma de brinquedo será trocada por revistas da Editora Panini. São 30 mil exemplares que serão distribuídos, entre os seguintes títulos: “Histórias do Pelezinho,” “Mônica”, “Bidu”, “Ronaldinho Gaúcho”, “Scooby-Doo”, “Desenhos para Colorir”, “Patati-Patata”, “Curiosidades”, “Saiba Mais”, “Vingadores” e “Almanaque da Mônica”.

Mais de 12 mil alunos participam – Em 2015, os 12.844 alunos de 15 escolas de Ensino Fundamental, entre 6 e 11 anos, receberão as palestras para desestimular o uso de armas de brinquedo. Cada escola terá um local para depósito das armas, que serão destruídas simbolicamente, por rolo compressor, em evento que acontece no dia 27 de novembro, das 14h às 17h, na Praça da Moça. A cerimônia de encerramento contará com a presença de 3 mil crianças de oito escolas municipais da região central, além das apresentações do Canil da GCM, Circo Escola de Diadema, exposição de viaturas de GCMs de outras cidades do ABCD, Corpo de Bombeiros e Policias Civil e Militar.

Após a destruição, o material recolhido será enviado às unidades de reciclagem do Programa Vida Limpa, que realiza a coleta seletiva de resíduos sólidos por meio de grupos organizados de catadores, com o objetivo de geração de trabalho e renda, diminuição da destinação final de resíduos para aterros e preservação do meio ambiente.

Multiplicadores – De acordo com o inspetor-chefe e idealizador da Campanha, José Vicente de Oliveira Neto, a Campanha está levando à participação dos pais das comunidades onde estão situadas as escolas. “Eles ficam muito animados e compartilham das nossas atividades”, afirma Neto. “Em cada atividade nas escolas, contamos com a presença de 20 pais em média”.

Balanço – Desde 2002, as onze edições da Campanha já realizaram a troca de 21 mil armas de brinquedo, além da entrega de 100 mil desenhos temáticos pelas crianças e distribuição de 30 mil revistas com temas relativos à cultura de paz pela Editora Panini. No total as arminhas renderam 4 toneladas de materiais enviados para o Programa Vida Limpa.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Educação, Cultura, Criança e adolescente, Segurança pública, Juventude

Variáveis de Inovação:

Participação social, Desenvolvimento da cidadania, Abordagem a novos temas e/ou novos públicos, Transparência/responsabilização, Ações preventivas

Fonte da Informação:

Publicação http://www.dgabc.com.br/Noticia/395834/diadema-lanca-campanha-do-desarmamento-infantil