Banco de Projetos



Canalização Ecológica (canalização da vazão poluída de base)

📍 Cidade: Guarulhos/SP
📌 Região: Região Sudeste

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2009-2012 – Sebastião Alves Almeida
2013-2016 – Sebastião Alves Almeida

Descrição:

Trata-se de uma grande parceria entre Governo do Estado e o Município de Guarulhos, que resulta em investimentos na ordem de US$ 204 milhões do CAF –Banco de Desenvolvimento da América Latina – e R$ 216 milhões do Banco do Brasil. A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) também deve ser parceira na parte de realocação das famílias.

O projeto integra o sistema de macrodrenagem localizada na Bacia do Alto Tietê e é considerado muito importante não só em nível estadual, mas também nacional, já que a maior parte do rio Baquirivu passa por Guarulhos, que é cortada pelas rodovias Presidente Dutra, Ayrton Senna, Fernão Dias, além da Hélio Smidt e do Rodoanel, sem contar o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, o maior da América do Sul. Esses empreendimentos foram salientados em todas as apresentações, inclusive no vídeo preparado pelo DAEE para detalhar o projeto.

Basicamente, o projeto consiste na construção de cinco reservatórios, canalização do rio desde a divisa de Guarulhos com Arujá até a Foz do Tietê, alargamento do canal do rio, adequação e readequação viária com aproveitamento da infraestrutura já existente e implantação de outras, além da construção de um Parque Linear ao longo das duas margens do rio, com ciclovias e quadras esportivas, que deve atender a milhares de pessoas da região.

O objetivo é acabar de vez com as inundações ao longo do rio Baquirivu com a canalização a céu aberto de 20,20 km de extensão e largura de 20 a 45 metros. Atualmente, o projeto aguarda a licença prévia ambiental e a expectativa é que as obras se iniciem no primeiro semestre de 2014, com prazo de execução de quatro anos. As obras semelhantes a essa são o Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, feito pelo DAEE, e a ampliação do Córrego Aricanduva, também em São Paulo, em 2008, pela Hidrostudio.

Objetivo: recuperação ambiental de córregos
Meta: melhorar as condições de vida das populações ribeirinhas aos cursos d’água
Abrangência: 15 locais da cidade de Guarulhos

Eixos Conceituais:

Gestão ética, democrática e eficiente, Desenvolvimento urbano e rural nos municípios e direito à cidade

Temas:

Saúde, Saneamento, Meio ambiente, Planejamento urbano, Gestão pública, Cidade saudável, Acessibilidade, Tratamento de resíduos sólidos

Variáveis de Inovação:

Sustentabilidade da ação, Ampliação do acesso a serviços públicos, Ações integradas

Fonte da Informação:

Release – Formulário enviado pela Prefeitura