Banco de Projetos



Casa Beth Lobo – Centro de Referência da Mulher em situação de violência doméstica

📍 Cidade: Diadema/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 426.757
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

1989-1992 – José Augusto da Silva Ramos
1993-1996 – José de Filippi Junior
2001-2004 – José de Filippi Junior
2005-2008 – José de Filippi Junior
2009-2012 – Mário Reali

Descrição:

A Casa Beth Lobo é um Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em situação de violência, que funciona há 16 anos no município de Diadema. A entidade presta atendimento social, jurídico e psicológico, oferece cursos de capacitação para geração de renda, além de realizar atividades socioeducativas de caráter preventivo sobre as temáticas de equidade de gênero e raça, violência contra a mulher, cidadania e direitos humanos.

Entre as ações desenvolvidas pela Casa Beth Lobo estão o projeto Saia da Cri$e (atividades socioeducativas de capacitação para a geração de renda); projeto Masculinidades (formação de grupos de homens para reflexão sobre a violência contra a mulher); Grupo de Teatro Agni (montagem e apresentação de peças teatrais, esquetes e leituras dramáticas); e Ciclo de Formação em Gênero e Raça (realização de palestras, oficinas e discussões que abordem a questão de gênero).

Desde sua criação, em 1991, até 2007, a Casa Beth Lobo já atendeu mais de 13 mil mulheres em situação de violência doméstica. A ação proporciona benefícios à população atendida, como a diminuição da violência contra a mulher e o aprendizado de técnicas artesanais como alternativa de complemento da renda familiar.

Temas:

Gênero, Assistência jurídica, Requalificação profissional, Mulheres, Desenvolvimento social, Direitos humanos, Combate à violência, Requalificação profissional

Variáveis de Inovação:

Intersetorialidade, Desenvolvimento da cidadania, Novas formas de utilização de instrumentos já existentes, Ampliação do acesso a serviços públicos, Ações integradas, Transparência/responsabilização, Ações preventivas, Ações afirmativas

Fonte da Informação:

Site – Prêmio ODM Brasil 2a edicao 2007 http://www.odmbrasil.gov.br/sobre/vencedores/2a-edicao-2007/ (Ver Arquivo Anexado)

Reconhecimento Público:

Política pública premiada – Prêmio ODM Brasil – 2a. edição