Banco de Projetos



Casa da Cidadania

📍 Cidade: Sumaré/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 286.211
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Urbana

Gestão:

2005-2008 – José Antônio Bacchim
2009-2012 – José Antônio Bacchim

Descrição:

Herdeiros de administrações tradicionais que limitavam a participação cidadã a uma política dura, com conselhos tradicionais que não atendiam aos anseios das políticas públicas e segmentos historicamente excluídos (mulheres, juventude, negros, idosos, crianças e adolescente, deficiente e a participação popular). Na visão e anseios de um governo democrático e participativo, tivemos no nosso primeiro ano de governo dentro decisões políticas “vontade”, pautados de um plano de governo um slogan “Compromisso e Respeito por Você”. Houve um envolvimento da sociedade como um todo, uma apropriação das políticas públicas para garantia de direitos. Criou-se leis que instituíam conselhos e coordenadorias e criou-se então o projeto ”Casa da Cidadania”

Visando ampliar, dar visibilidade perenidade a participação cidadã aos arranjos institucionais efetivos a intersetorialidade e a transversalidade do projeto numa rede que envolve poder público, sociedade civil organizada ou não e iniciativa privada.

Objetivo do programa:
– Promover a participação cidadã e efetivar políticas publicas a toda sociedade;
– Concretizar ações que desenvolvam, deem visibilidade aos trabalhos que ampliem e aprofundem políticas publicas, tendo os movimentos sociais como protagonista. Sob um olhar de conjunto contribuindo para vencer as dificuldades da sociedade. “Exemplo: romper com conservadorismo, sair da inércia. Fazer juntos o que não dá pra fazer sozinho”.

Seu diferencial é uma decisão política de estimular e promover a participação cidadã tornando-os em principais protagonistas das políticas publicas para garantia de direitos

Eixos Conceituais:

Participação popular e cidadã e controle social

Temas:

Desenvolvimento local, Infraestrutura urbana, Gestão e planejamento, Planejamento urbano, Gestão pública, Planejamento rural

Variáveis de Inovação:

Participação social, Desenvolvimento da cidadania, Instrumentos de monitoramento e avaliação de políticas públicas

Fonte da Informação:

Entrevista – Revista Teoria e Debate (Ver Arquivo Anexado)