Banco de Projetos



Casa do Hip Hop

📍 Cidade: Diadema/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 426.757
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2001-2004 – José de Filippi Junior
2005-2008 – José de Filippi Junior

Descrição:

Criada com o objetivo de unificar e incentivar a cultura Hip Hop que já existia na região, no final da década de 1990, o Centro Cultural (CC) Casa do Hip Hop de Diadema comemora 16 anos no próximo dia 25 e é, hoje, considerada mais do que apenas um local de arte: é também um espaço educacional e de formação cidadã. Com 14 oficinas que vão de grafite, dança de rua e artes plásticas a dança de salão e fotografia digital, o Centro Cultural atende, por semestre, aproximadamente 400 pessoas entre crianças, jovens e terceira idade.

Thiago Borges, do Conselho de Cultura no segmento hip hop em Diadema, conta que seu contato com o Hip Hop veio de atividades que a Casa realizava nas escolas e fez parte de sua formação. “A gente, enquanto negro da periferia, não tem atividades sociais para se reconhecer. O Hip Hop me ensinou, além da arte, a ser cidadão, a ter atitudes simples como ceder o lugar para o idoso sentar. Me levou além, mostrou que o crime não é a solução”.

Cultura na casa – O Centro Cultural Casa do Hip Hop funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 18h, no Jardim Canhema, e oferece oficinas gratuitas de dança de rua, salão, samba-rock, ballet infantil, capoeira, iniciação musical infantil, artes plásticas, fotografia digital, circo infantil e DJ’s.

“Queremos atingir a formação das crianças, por isso voltamos 13 das 14 oficinas, para educação”, afirma o coordenador de hip hop da Casa, Renato Sordi, para quem a diversidade cultural e a educação são as prioridades do projeto atualmente. Ele explica que esta cultura influencia os jovens de maneira diferenciada. “Algumas oficinas conseguem resgatá-los da rua, enquanto existe quem nos procura e depois passa a ser oficineiro (professores que conduzem as aulas)”, finaliza.

Temas:

Educação, Cultura, Juventude, Lazer

Variáveis de Inovação:

Desenvolvimento da cidadania, Abordagem a novos temas e/ou novos públicos

Fonte da Informação:

Site http://acasadohiphop.blogspot.com.br/