Banco de Projetos



Casa Rosa Mulher

📍 Cidade: Rio Branco/AC
📌 Região: Região Norte
😃 Habitantes: 413.418
🇧🇷 Estado: AC

GeoGrafia:

Urbana, Capital

Gestão:

1993-1996 – Jorge Viana

Descrição:

O Programa Casa Rosa Mulher é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Rio Branco, no Acre.

Desde o início dos anos 1990, a prefeitura em parceria com diversas organizações da sociedade civil vem desenvolvendo políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos da mulher, com ênfase na atuação junto aos segmentos marginalizados pela sociedade. Assim para atender as mulheres vitimas de violência foi criado o Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência denominado “Casa Rosa Mulher”.

O Centro busca acolher as mulheres e desenvolver diversas atividades com o objetivo de promover os direitos e o empoderamento.

Com apoio de uma equipe multidisciplinar (advogada, assistente social, psicóloga, enfermeira, médico, arte-educadora, etc.), a Casa Rosa Mulher tem desenvolvido seus esforços no sentido de atender a três clientelas básicas: mulheres prostituídas, mulheres de baixa renda e adolescentes. Estes esforços se materializam através de: atendimento individual ou em grupo; visitas domiciliares; campanhas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS nos locais de trabalho e moradia na rede pública de ensino; campanhas de promoção da cidadania, através do esclarecimento dos direitos das mulheres, da assessoria jurídica e do encaminhamento de ações judiciais; atendimento médico-ginecológico especializado; capacitação profissional; informação antidroga; programas culturais e de lazer com vistas à valorização e auto-estima da mulher; encaminhamentos dos filhos das mulheres atendidas às escolas, creches e programas especiais para crianças e adolescentes mantidos pela prefeitura.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Saúde, Cultura, Assistência jurídica, Mulheres, Desenvolvimento social, Combate à violência doméstica

Fonte da Informação:

Artigo acadêmico – Artigo acadêmico (Ver Arquivo Anexado)
Publicação – 1997, FGV – 20 Experiencias de gestão pública e cidadania (Ver Arquivo Anexado)