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Central de Marcação de Consultas e Procedimentos

📍 Cidade: Vitória da Conquista/BA
📌 Região: Região Nordeste
😃 Habitantes: 341.128
🇧🇷 Estado: BA

GeoGrafia:

Pólo Industrial, Sertaneja, Urbana

Gestão:

1997-2000 – Guilherme Menezes de Andrade
2001-2004 – Guilherme Menezes de Andrade

Descrição:

A Central Informatizada de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados busca melhorar o acesso da população aos serviços especializados de saúde. Atende as Secretarias Municipais de Saúde do Sudeste da Bahia, além da Rede Municipal de Saúde de Vitória da Conquista.

Abrangência:
• População superior a 1.200.000 habitantes (Vitória da Conquista e 48 municípios consorciados).
• 67 pontos de solicitação e marcação através de videofonista (41 Secretarias Municipais de Saúde, 16 Unidades de Saúde na Zona Urbana de Vitória da Conquista, o Presídio, o Projeto Conquista Criança e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais), 10 pontos através de malote diário (Unidades de Saúde da Família da Zona Rural) e o espaço físico sede da Central onde são recebidos os pacientes que foram atendidos na rede privada contratada.

RESULTADOS:
A Central de Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados se mostrou um instrumento extremamente eficaz para o controle e avaliação da rede ambulatorial especializada eletiva do SUS.

• Com a Central foi possível coibir completamente a cobrança de taxas pelos prestadores privados. Isto se deu na medida em que estes perderam o poder de definir os pacientes que irão atender. Os pacientes já vêm previamente marcados e sabendo que não devem pagar nenhuma taxa ou complementação do pagamento dos serviços.

• Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista tem a segurança de que os procedimentos ambulatoriais especializados pagos aos prestadores privados contratados, foram efetivamente realizados. As faturas são checadas com os dados da Central antes de autorizados os pagamentos e os procedimentos não marcados pela Central são glosados.

• Facilidade de acesso ao usuário, que antes saia peregrinando entre os serviços, buscando algum que pudesse atendê-lo. Com a Central ele se desloca apenas no dia e para o local já marcado para o atendimento. Isto representou grande melhoria para os usuários de Vitória da Conquista e especialmente para os dos outros municípios da região, que em muitas situações se deslocavam, várias vezes para Vitória da Conquista e tinham que ficar dias hospedados na cidade para realizar um exame de complexidade simples. Atualmente pacientes que residem a até 200 km de Vitória da Conquista são atendidos e retornam, as vezes no mesmo dia.

Eixos Conceituais:

Gestão ética, democrática e eficiente, Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Saúde, Gestão e planejamento

Fonte da Informação:

Formulário – PTdoc – Central de marcação de consultas e procedimentos (Ver Arquivo Anexado)

Reconhecimento Público:

Política pública Indicada – Biblioteca Celso Daniel
Política pública selecionada – Programa Gestão Público e Cidadania da FGV/SP e Fundação Ford