Banco de Projetos



Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)

📍 Cidade: Diadema/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 426.757
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2009-2012 – Mário Wilson Pedreira Reali

Descrição:

Através do CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial Integral), pessoas com problemas psiquiátricos vem sendo reintegradas ao convívio social. Oficinas de arte, excursões, terapias individuais, em grupo e com familiares, são algumas das técnicas utilizadas na busca de uma melhor qualidade de vida para esses pacientes.

Totalmente mantido com recursos municipais, o CAPSI atende pacientes psiquiátricos graves que sofrem de psicoses, neuroses graves, síndrome do pânico, distúrbios afetivos, fobias, transtornos obsessivos, entre outros. O Centro possui três programas básicos: Programa de Intensidade Diária (PID), Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Intensidade Variável (PIV).

Através desses programas, os pacientes recebem tratamento de acordo com suas necessidades e conforme a evolução da doença. Isso permite ao usuário participar de até dois programas, simultaneamente. O PID funciona como um hospital – dia, atendendo pacientes em crise. Por ele passam em média 15 pessoas por dia que recebem o café da manhã e em seguida são encaminhados para atividades recreativas e sociais como música, dinâmicas de grupo, terapias ocupacionais e grupos de psicoterapia.

O resultado de todo esse trabalho realizado pelo CAPSI é observado através da criação de uma companhia de teatro chamada Cia. Experimental Mu…dança. O primeiro trabalho do grupo, intitulado “Das Loucuras da História”, teve seu roteiro criado a partir das histórias dos integrantes da companhia comparadas com a história da loucura através dos tempos.

Segundo a coordenadora do CAPSI, Ivone Varoli, o trabalho pretende contribuir para diminuir o preconceito e possibilitar a integração do paciente com a sociedade, por meio da manifestação artística e da convivência entre os pacientes. O objetivo é trazer a discussão sobre o preconceito que cerca a figura do “louco na sociedade”, para a cena cultural, bem como demonstrar novas formas de tratamento.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Saúde, Infraestrutura urbana, Gestão pública, Cidade saudável, Dependência química

Variáveis de Inovação:

Novas formas de utilização de instrumentos já existentes, Ações integradas, Ações preventivas

Fonte da Informação:

Release – Texto enviado por email pela equipe de Mário Realli
Formulário – PTdoc – Centro de Atenção Psicossocial Integral (Ver Arquivo Anexado)