Banco de Projetos



Centro de Capacitação Profissional – Cecapi

📍 Cidade: Imperatriz/MA
📌 Região: Região Nordeste
😃 Habitantes: 259.337
🇧🇷 Estado: MA

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2001-2004 – Jomar Fernandes

Descrição:

Realização de parcerias com a iniciativa privada para oferecer às pessoas em situação de exclusão social cursos de formação que possibilitem a inserção no mercado de trabalho.

Missão:
Proporcionar conhecimentos profissionalizantes a pessoas de ambos os sexos, em situação de exclusão social, moradoras no município de Imperatriz, em áreas diversificadas, tendo-se em vista a inserção no mercado de trabalho para geração de renda e a inclusão social. Para possibilitar a capacitação de pessoas com renda acima de um salário mínimo, o CECAPI realizará parcerias com instituições, empresas privadas e órgãos públicos para realização de cursos nas mais diversas áreas, garantindo taxas com valores acessíveis.

Objetivos:
Profissionalizar modistas, costureiras, babás, cabeleireiras, manicuras, datilógrafos, além de 240 pessoas, a cada 4 meses em informática, com conhecimentos teóricos e práticos dos programas de Windows, Word, Excel, Print Arts e Internet. Essas atividades visam a qualificação para a ampliação dos conhecimentos e melhoria dos serviços oferecidos no mercado.

Metodologia:
As estratégias de profissionalização adotadas pelo CECAPI passarão pela sensibilização através de oficinas temáticas relacionadas à cidadania, ética, gênero, organização para o trabalho, direitos humanos, noções básicas de gerenciamento e pela instrução de conhecimentos específicos, conforme a especialização de cada curso. Assim sendo, a grade curricular contemplará uma carga horária de 30 horas para as oficinas temáticas e uma média de 186 horas aulas em conhecimentos específicos. O Aluno estará apto a receber o certificado mediante comprovação de 85% de freqüência e 75% de aproveitamento teórico e prático do curso;

Critérios de participação:
Os cursos serão oferecidos para os moradores de Imperatriz que tenham Renda Familiar de até um salário mínimo e que preencham os pré-requisitos de conhecimentos específicos, grau de instrução e idade, estabelecidos de acordo com as peculiaridades de cada curso ou oficina.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos

Temas:

Geração de trabalho e renda, Requalificação profissional, Desenvolvimento social

Variáveis de Inovação:

Parceria, Desenvolvimento da cidadania

Fonte da Informação:

Formulário – PTdoc CECAPI (Ver Arquivo Anexado)