Banco de Projetos



Serviço de Saúde Mental de Araçuaí

📍 Cidade: Araçuaí/MG
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 36.712
🇧🇷 Estado: MG

GeoGrafia:

Cerrado, Urbana

Gestão:

1997-2000 – Maria do Carmo Ferreira da Silva
2001-2004 – Maria do Carmo Ferreira da Silva

Descrição:

Em 1997, a Prefeitura de Araçuaí elegeu como uma das prioridades de governo o atendimento á saúde mental.

Para viabilizar a criação de um serviço especializado, a Prefeitura fez uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Jequitinhonha (CISMEJE) e criou o Serviço de Saúde Mental de Araçuaí (SESAMAR), que desde o inicio pautou suas atividades pelos princípios do movimento antimanicomial e pela prestação de um atendimento humanizado à saúde, priorizando os aspectos preventivos e a inclusão social.

No período de 1997 a 2000, o serviço funcionou unicamente com recursos da Prefeitura de Araçuaí e com as verbas repassadas pelo Consórcio. Em 2000, o Serviço foi credenciado pelo SUS como um Centro de Atenção Psicossocial, passando a ser conhecido como CAPS/SESAMAR.

O Centro vem desenvolvendo um projeto inovador no campo da saúde mental na região. Primeiro, por trabalhar com o objetivo de promover a saúde integral dos portadores de sofrimento mental; segundo, por buscar a transformação da cultura local no que se refere a essa questão.

O Centro destina-se a atender portadores de sofrimento mental considerados graves, assim como os egressos de hospitais psiquiátricos, mas como é o único serviço especializado da região, algumas vezes atende casos de dependência química e de pessoas com transtornos mais leves. Entre os profissionais que fazem parte da equipe, há uma psicóloga, um psiquiatra e uma terapeuta ocupacional.

As ações do CAPS/SESAMAR têm grande impacto na transformação dos lugares sociais ocupados pelos portadores de sofrimento mental e possibilitam que eles tenham uma vida digna. Apesar da falta de recursos da população e da pobreza da região, a equipe responsável pelo Centro tem conseguido articular as ações no sentido da promoção integral da saúde e da cidadania dessas pessoas.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos, Desenvolvimento local sustentável

Temas:

Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Cidade saudável, Dependência química

Variáveis de Inovação:

Parceria, Desenvolvimento da cidadania, Ampliação do acesso a serviços públicos

Fonte da Informação:

Publicação