Banco de Projetos



Centro de Bem Estar Animal (CBEA)

📍 Cidade: Canoas/RS
📌 Região: Região Sul
😃 Habitantes: 348.208
🇧🇷 Estado: RS

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial

Gestão:

2013-2016 – Jairo Jorge da Silva

Descrição:

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) é um espaço público de assistência aos animais de rua, que foi construído pela Prefeitura Municipal de Canoas, em junho de 2015, com recursos oriundos do Orçamento Participativo. Em uma estrutura de, aproximadamente, 400m² estão instalados consultório veterinário, duas salas cirúrgicas, quatro baias para equinos, 34 boxes para cães, sala de esterilização, uma sala com 12 boxes para a recuperação pós-cirúrgica, sala de administração, sala de reuniões, copa e cozinha, sala de recepção, vestiários, depósitos para rações, remédios, materiais esterilizados, materiais de limpeza e outros.

O CBEA é administrado pelo município, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, que já existe desde 2013, e tem a responsabilidade de construir políticas focadas na prevenção e conscientização para a proteção de animais domésticos, em especial aqueles em condições de maus-tratos e abandono. Essas medidas envolvem a esterilização, a implantação de chip de identificação e uma campanha permanente para a posse responsável desses animais. O CBEA presta atendimento médico veterinário a cães e gatos de rua, além de cavalos, e castração para animais de famílias de baixa renda. São feitos dez atendimentos diários, previamente agendados. Já foram castrados 7.325 animais e 1.111 animais foram adotados.

Os Voluntários individuais ou integrantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) que recolherem os animais para atendimento no CBEA assumem o compromisso de, após o tratamento, encontrar um lar para os cães e gatos ou colocá-los na condição de animais comunitários. Nesta segunda condição, eles recebem carinho, alimento e proteção do frio e do calor, por parte dos moradores da região.

São projetos da Coordenadoria do Bem Estar Animal:
– Feiras de Adoção todos os sábados junta à Prefeitura na Rua
– Cãopanha do Apadrinhamento
– Denúncias e demandas devem ser encaminhadas através do 0800 510 1234
– Canoas é Bom pra Cachorro!
– Projeto Amigo da Cidade.

Eixos Conceituais:

Políticas sociais e a realização de direitos, Desenvolvimento local sustentável

Temas:

Saúde, Meio ambiente, Cidade saudável, Atendimento a animais de rua

Variáveis de Inovação:

Participação social, Desenvolvimento da cidadania, Ações preventivas

Fonte da Informação:

Release – Site Centro de Bem-estar Animal (Ver Arquivo Anexado)
Reportagem – Site Jornal Sul 21 (Ver Arquivo Anexado)
Reportagem – Site Band Centro de Bem-estar Animal atende cavalos (Ver Arquivo Anexado)