Banco de Projetos



Adolescente aprendiz

📍 Cidade: Diadema/SP
📌 Região: Região Sudeste
😃 Habitantes: 426.757
🇧🇷 Estado: SP

GeoGrafia:

Região Metropolitana, Pólo Industrial, Urbana

Gestão:

2001-2004 – José de Filippi Junior
2005-2008 – José de Filippi Junior
2009-2012 – Mário Reali

Descrição:

É um projeto sócio-educativo criado em 2001 para adolescentes entre 14 e 15 anos, moradores em áreas com maior índice de violência, com a possibilidade de terem uma iniciação no mundo do trabalho, através de curso de auxiliar administrativo e experiência de cidadania, recebendo para tanto uma bolsa aprendizado de R$ 130,00 e a possibilidade de vivenciar a teoria nos diferentes departamentos da prefeitura e das empresas parceiras.

O Adolescente Aprendiz existe em Diadema desde 2001, sendo que a partir de 2010, o Projeto, por meio de uma parceria, se uniu ao Projovem Adolescente, do Governo Federal. Os jovens recebem bolsa-aprendizado de R$ 65,00, sendo que as bolsas são pagas pela Prefeitura e o Governo Federal ajuda no custeio das atividades.

O projeto é voltado aos jovens que moram em áreas de maior vulnerabilidade, como moradores de Núcleos Habitacionais; jovens de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; que estejam em situação de risco pessoal e social; encaminhados por serviços de proteção do município, ou órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

O trabalho tem como meta fortalecer a convivência familiar e comunitária, incentivar o retorno à escola daqueles que se encontram afastados e a permanência no sistema de ensino. Nas aulas os jovens são estimulados à convivência social, participação na sociedade, além de receberem uma formação geral para o mundo do trabalho. No início do curso eles são incentivados a se conhecerem melhor e às suas famílias, fazendo um resgate da sua história. Essa proposta culmina com o ‘Livro da Vida’ que eles fazem durante todo o ano e apresentam ao final das atividades.

Temas:

Educação, Cultura, Geração de trabalho e renda, Criança e adolescente, Segurança pública, Inclusão digital, Juventude

Variáveis de Inovação:

Parceria, Intersetorialidade, Desenvolvimento da cidadania, Ampliação do acesso a serviços públicos, Abordagem a novos temas e/ou novos públicos, Ações integradas, Ações preventivas

Fonte da Informação:

Relatório – Enviado pela prefeitura, como resposta à solicitação de indicações para a publicação de maio de 2004 (Ver Arquivo Anexado)

Reconhecimento Público:

Política pública Indicada – Prefeitura Municipal de Diadema