Prefeitura inaugura Centro Municipal de Educação Infantil no Jardim Itália

A população da região leste da cidade passa a contar, a partir do próximo ano, com a oferta de serviços de mais um Centro Municipal de Educação Infantil, com capacidade para abrigar, em período integral, 120 crianças de zero a cinco anos. O CMEI Professora Leonor Marques Bastos Silva, localizado no Jardim Itália, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 17.

A solenidade de entrega contou com as presenças do prefeito João Gomes, da primeira-dama Lucimar Gomes, do deputado federal Rubens Otoni, do ex-prefeito Antônio Gomide, da secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, dos vereadores Alfredo Landim, Geli Sanches e Jean Carlos, secretários municipais, entre outras autoridades.

A área construída do CMEI Professora Leonor Marques Bastos Silva é de 1.211,92 m², com quatro berçários, maternal, jardim 1 e 2, dois solarium, playground, pátio coberto e refeitório. Possui, ainda, laboratório de informática, sala de leitura, lactário, lavanderia, cozinha completa e estacionamento. A professora Leonor Marques Bastos Silva trabalhou durante anos na rede de educação do município e aposentou fazendo o que mais gosta: ensinando. Ela faleceu neste ano e, por isso, a homenagem.

A unidade, assim como as demais da rede municipal de ensino, dispõe de quadro de profissionais completo e as refeições fornecidas aos alunos – café da manhã, almoço, lanche e jantar – são reforçadas, com cardápio elaborado por nutricionistas. A Prefeitura tem trabalhado com afinco para manter este padrão de atendimento às crianças do município.

Este CMEI foi construído com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Programa Proinfância (FNDE), com contrapartida do município.  O programa financia, de forma suplementar, municípios que aderiram ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). O edifício educacional começou a ser construído em 2013 e os investimentos feitos foram R$ 1. 648. 839,36, dos quais R$ 319.033,21 resultam de contrapartida oriunda dos cofres municipais.

A dona de Casa Nayara Aparecida Marques aguardava ansiosa pela inauguração do CMEI no Jardim Itália. “Tenho dois filhos. Um de dois anos e outra de seis meses e não consigo trabalhar porque preciso ficar com eles. Agora tenho a oportunidade de ter um espaço em que eles serão bem cuidados”, declarou.

A secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, destacou que agora a rede conta com mais um espaço com toda a estrutura necessária. “Os pais terão de 11 a 21 de janeiro para fazer a inscrição para o sorteio que acontecem dia 1º de fevereiro. Estamos sempre à disposição para esclarecer aos pais como eles podem ter acesso aos serviços da Prefeitura”, falou.

O prefeito João Gomes ressaltou que a administração municipal tem trabalhado para aumentar os atendimentos à população. “Mais do que isso, nos preocupamos com a qualidade e o que podemos ver aqui é um espaço totalmente construído, com móveis novos e uma equipe preparada para oferecer o melhor às crianças. Nosso objetivo é continuar a entregar mais CMEIS de forma descentralizada, beneficiando o maior número de pessoas”, disse.

Atualmente, mais nove creches estão em construção, com previsão de entrega até o fim de 2016. Os setores contemplados são Santo Antônio, Campos Elísios, Las Palmas, Munir Calixto, Nova Aliança, Pedro Ludovico, Leblon, São Conrado e Vila Fabril. De 2009 até o final deste ano, a administração municipal construiu 15 centros municipais de educação infantil, contribuindo para garantir que pais e mães tenham condições de se manter no mercado de trabalho enquanto seus filhos recebem os cuidados necessários para o seu desenvolvimento físico e cognitivo.

 

Comunicação Deputado Federal Rubens Otoni 

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos