Governo federal distribui sementes para agricultores familiares

Mais de 61 toneladas de sementes crioulas de milho, feijão e de arroz foram adquiridas pelo governo federal por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). São grãos das propriedades de agricultores familiares em Goiás e que irão beneficiar outras famílias de 60 municípios do estado que vivem no campo e fazem parte do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal. Foram investidos R$ 500 mil na aquisição das sementes.

O Deputado Federal Rubens Otoni, participou na terça-feira, 22, do ato público de entrega de sementes crioulas em Vianópolis que contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello.

Durante o evento, houve ainda a assinatura de ordem bancária de projetos contemplados em edital Conab/BNDES, da modalidade Compra com Doação Simultânea do PAA e entrega da reforma de 36 casas do Programa Nacional de Habitação Rural.

De acordo com o diretor de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do MDS, André Grossi Machado, a iniciativa tem o objetivo de garantir segurança alimentar e nutricional para as famílias e possibilitar a geração de renda. “O evento aprenstou uma série de anúncios de políticas de fortalecimento da agricultura familiar, incluindo o PAA.”

A Aquisição de Sementes é uma modalidade recente do programa, na qual a compra e a distribuição de sementes passam a ter regras e limites de acesso por unidade familiar que não interferem nas demais modalidades do programa. Isto possibilita que o agricultor familiar fornecedor participe da venda de alimentos e também da venda de sementes.

“A assinatura do contrato com a associação fornecedora de sementes de milho, feijão e arroz simboliza um dos melhores anos de execução desta modalidade. Em 2015, foram executados mais de R$ 14 milhões para operações de aquisição e distribuição de sementes em todo país, contribuindo para a segurança alimentar e para a produção de alimentos mais saudáveis e sustentáveis”, afirma o diretor.

Depois de utilizadas as sementes no plantio, os produtos poderão ser revendidos ao governo federal por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea do PAA, que beneficia creches, escolas e entidades públicas e privadas da rede de assistência social.

 

Comunicação Deputado Federal Rubens Otoni 

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos