Eleições 2014 têm alto percentual de mesários voluntários

As eleições gerais de 2014 devem ter a participação de mais de 2,4 milhões de mesários. Números preliminares divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que, desse total, aproximadamente 1 milhão e 300 mil são voluntários.
 
Em comparação às eleições de 2010 aumentou a quantidade de colaboradores voluntários. Naquele ano, o voluntariado foi de 404.723 pessoas, entre os mais de 2,1 milhões de cidadãos que prestaram serviços nos dias de votação.
 
Benefícios e penalidades
 
O serviço prestado pelos mesários não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.
 
Caso o mesário não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa.
 
Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa, ao juiz eleitoral, será de 30 dias. As penalidades para quem não comparecer e não justificar estão previstas na legislação eleitoral. Se alguém estiver impedido de ser mesário, for convocado e não informar à Justiça Eleitoral, estará sujeito à multa ou prisão por até seis meses.
 
Com informações do TSE 
 
Assessoria de Comunicação
assessoria.imprensa@rubensotoni.com
(62) 3092-1013 / 3701-0619

 

Compartilhe com amigos

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Newsletter

Newsletter

Vídeos