Notícias

Ceres inaugura a primeira escola em uma unidade prisional em Goiás

O Deputado Federal Rubens Otoni prestigiou na quinta-feira,  a solenidade de inauguração da primeira escola construída no interior de uma unidade prisional no estado de Goiás, localizado no município de Ceres. A obra é fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal com a Unidade Prisional de Ceres, financiada pelo Governo Federal através Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e custou pouco mais de R$ 243 mil.

A Escola Municipal Professor Joaquim Vieira do Vale foi construída em uma área de 207m². Na obra foi empregada mão de obra dos reeducandos que cumprem pena na Unidade Prisional de Ceres, por meio do projeto Reeducar, que possibilita aos internos, aprenderem a trabalhar com alvenaria, carpintaria, pintura e outras técnicas, aprendendo uma profissão para exercerem quando deixarem a unidade penitenciária.

De acordo com a prefeita do PT, Inês Brito o início das atividades na nova unidade educacional está previsto para o mês de agosto.

Homenagem 

O nome da escola Joaquim Vieira do Vale, é uma homenagem a este pioneiro de Ceres que nasceu em Corumbaíba, Goiás e se mudou para a região do Vale do São Patrício em 1949. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis, professor de carreira da Secretaria de Estado da Educação, no Colégio Estadual João XXIII, no Colégio Imaculada Conceição e na Faculdade de Filosofia do Vale do São Patrício, hoje Uni-EVANGÉLICA. Aposentou em 2002, foi Secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Ceres entre 2001 e 2004. Casado por 31 anos com Aparecida Elisabeth Gonçalves do Vale, o qual tiveram três filhos: Luciano, Bruno e Ulisses do Vale. Faleceu no dia 23 de novembro de 2009.

 

Comunicação Deputado Federal Rubens Otoni