Notícias

Anápolis ganha nova base do SAMU

Ao lado do prefeito João Gomes e do secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, o Deputado Federal Rubens Otoni participou da inauguração da nova base descentralizada do SAMU 192 em Anápolis. A solenidade ocorreu na terça-feira, 28, na Praça Castro Alves, Jardim Alexandrina, em frente ao Sesi da Vila Jaiara.

A nova base tem como principal função dar apoio à base atual, localizada na Avenida JK, região sul da cidade. Os estudos realizados pela equipe administrativa do SAMU 192 Anápolis apontaram que havia mais agilidade nos atendimentos da região sul. Para atender ocorrências da região norte, as viaturas precisavam atravessar toda a cidade.

O objetivo, agora, é que o tempo resposta do socorro seja semelhante, independente do endereço da ocorrência. O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, explica que a ideia é que quem necessite de um atendimento de urgência, espere menos. “Fomos elogiados pelo Ministério da Saúde pelo nosso compromisso e responsabilidade em investir nestes serviços”.

O diretor do SAMU Anápolis, Marcelo Lagreca, ressaltou que a medida também pode ajudar a diminuir casos de sequelas e óbitos. “Nossas equipes estarão fazendo a cobertura de toda a cidade, mas com esta nova base conseguimos mais agilidade”, falou.

O SAMU atende, em média, três mil chamados por mês. Na nova base ficarão disponíveis duas viaturas de suporte básico e, para cada uma, um condutor e um técnico de enfermagem.  As unidades de suporte avançado continuam na sede da Avenida JK, além de mais duas de suporte básico, porque atendem toda a Regional Pirineus e sua localização é estratégica. Já as motolâncias poderão ser remanejadas de acordo com a frequência de chamados do dia.

O evento de inauguração também contou com as presenças da primeira-dama Lucimar Gomes,do presidente da Câmara, Lisieux José Borges, dos vereadores Jean Carlos, Geli Sanches, Eber Mamede, Paulo de Lima, Gleimo Martins, Frei Valdair, Pedrinho do Porto Rico e Luiz Lacerda, entre outras autoridades.

Comunicação Deputado Federal Rubens Otoni