Câmara lança exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Câmara dos Deputados inaugurou a exposição Mulheres Pioneiras: Elas Fizeram História, sobre as personalidades femininas que lutaram para ocupar seu espaço na sociedade e abriram caminho para as demais mulheres brasileiras conquistarem direitos. A mostra permanecerá aberta ao público até 28 de abril. 

A exposição apresenta fatos que contrariam a história oficial e evidenciam a trajetória de muitas mulheres com atuação destacada na sociedade, mas que tiveram sua voz silenciada e sua participação negada em momentos cruciais. Elas lutaram por seus direitos como cidadãs e conseguiram ocupar, paulatinamente, espaços pioneiros na sociedade, na política, na educação, na cultura, no esporte, nas ciências e em vários outros campos.

Um destaque da exposição é a atuação das sufragistas, que batalharam pelo direito de votar e ser votadas, ousaram se candidatar e ocuparam cargos no poder público. A exposição também mostra mulheres que foram incompreendidas pela sociedade, por pensarem e agirem de forma diferente dos padrões sociais estabelecidos na época, fato que sugere que elas estavam à frente de seu tempo.

Para o Deputado Federal Rubens Otoni, apesar das grandes conquistas de políticas públicas paras as mulheres, por exemplo, a Lei Maria da Penha, ainda é preciso avançar na emancipação e empoderamento delas. "A Lei Maria da Penha, sancionada no governo Lula, significou um grande avanço nas políticas públicas para o gênero, mas muito ainda deve ser feito porque as estatísticas mostram que, apesar da lei, a violência continua", ressalta.

SERVIÇO

Exposição Mulheres Pioneiras: Elas Fizeram História
Visitação: 8 de março a 28 de abril de 2016
Local: Corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães
Horário: das 9h às 17h
Entrada Franca

Compartilhe com amigos

Newsletter

Newsletter

Vídeos